Agora é em novembro, promulgado e tudo como manda o figurino, as eleições vem aí, nada de mandatos prorrogados, unificação de eleições, nada disso, o velho e bom costume de ir votar mantém sua periodicidade.
A Câmara de Vila Rica que comemora hoje seus 309 anos de atividade parlamentar, saberá em novembro quais serão os próximos legisladores. Mas a grande pergunta é? Tem asfalto na minha rua?
Em Antônio Pereira, os moradores das primeiras ruas asfaltadas, estiveram tão animados que soltaram foguetes, dizem que até o capinzal comemorou em labaredas!
Mas o assunto de Antônio Pereira, apesar do foguetório, continua sendo a área de mancha, aquela… que pode ocorrer… caso aconteça, o que ninguém deseja. Agora outras famílias serão realocadas, a diferença entre a área anterior e a atual, ao ser observada pelo judiciário, rendeu o bloqueio de outros R$ 50 milhões da Vale. Alcançando R$ 100 milhões, com a rotação de pautas na Promotoria, os “Direitos Humanos” agora ficam a cargo do Promotor de Justiça Dr. Domingos Ventura, que já acompanhava o caso de perto ao lado da Promotora de Justiça, Dra. Aline Silva Barros. O prefeito Júlio Pimenta esteve acompanhado dos promotores no anúncio da retiradas na Escola Estadual Daura de Carvalho. Agora volta ao distrito com o asfalto, em situação bem diferente de fevereiro.
O cenário eleitoral tem personagens que ainda não se definiram e a mudança do calendário eleitoral esticará as negociações por mais tempo, até se formarem as chapas. Enquanto isso, vamos pegando um tiquin alí, um tiquin aqui e vamos juntando esse quebra cabeça das eleições 2020.
Nossos protagonistas de hoje são velhos conhecidos, Angelo Oswaldo e José Leandro Filho, quem conseguirá colocar mais votos na urna? Foi o que pensei ao ver a charge do Genin Guerra, eles estão empatados em número de mandatos como prefeitos de Ouro Preto, são tricampeões, e agora teremos um tetra? Outros jogadores estão na área e buscam espaços, quem será o vencedor desse páreo.
O PT é governo, em decisão da executiva o partido permanece na gestão, terá Júlio Pimenta Lula como cabo eleitoral? Gleiser Boroni com Bolsonaro? José Leandro com a Santa Casa e Angelo Oswaldo com a conquista da estrada de Santa Rita de Ouro Preto?
O que mais se avizinha? O crescimento da presença do Professor Rogério Fernandes, que teria sido cotado para vice de José Leandro, Angelo Oswaldo, o que parece que ocorrerá é que ele forme chapa com Caio Bueno, tendo o apoio do PCdo B. A Vereadora Regina Braga, como havia adiantado ao diário de Ouro Preto, não candidataria para vereadora mais uma vez, busca o executivo e foi ela a primeira pré-candidata a vice, confirmada ainda neste primeiro semestre, alguns avaliam que Angelo Oswaldo está andando na frente, lançando pré-candidatura em dezembro e articulando o vice.
E A SAÚDE?
A saúde desde quando o diário de Ouro Preto foi fundado há 16 anos, a saúde é o foco da vida pública, a crise da Saúde 2003/2004, que teve até Santa Casa fechada e bebês que morreram por não conseguirem quem ajudasse sua mãe a ganhá-lo. A reabertura da Santa Casa foi o trunfo de Angelo Oswaldo contra Marisa Xavier e o seu eterno rival José Leandro.
A disputa de hoje é entre Júlio Pimenta e José Leandro. A UPA já recebeu os equipamentos e insumos para começar atender paciente a partir de hoje (8/07/2020). De acordo com o atual prefeito, seu antecessor, José Leandro devolveu os recursos para o Ministério da Saúde. Com a articulação política entre os vereadores da base e seus deputados, foram em busca de reverter a devolução dos recursos. Teriam sido informados que novas oportunidade seriam colocadas em edital pelo ministério da Saúde, e assim o município poderia participar. Desta forma os recursos da UPA são recursos captados na gestão do prefeito Júlio Pimenta, que preferiu entregar a obra antes do aniversário da cidade, cumprindo o prazo eleitoral. Na disputa política Júlio Pimenta mostrou ao rival que sua atitude não o atrapalhou.
Segundo o vereador Wander Albuquerque suas articulações foram vitoriosas para conseguir a UPA. “Os recursos haviam sido perdidos na gestão passada e conseguimos através do ex Deputado Federal Toninho Pinheiro agendar a visita do então Secretário de Saúde Francisco de Assis Figueiredo à Upa atual.
Após verificar que ela não atendia os requisitos mínimos do Ministério da Saúde, pleiteamos junto ao Deputado e por intermédio do Deputado Estadual Alencar da Silveira Jr a construção de uma nova UPA. Em abril de 2018 foi confirmada a verba federal de 2,2 milhões, onde o município arcaria com o restante do valor.”
As “oposições” temem que o atual governo cresça diante do eleitorado com a inauguração da UPA. Já estavam preocupados com a mudanças nas pesquisas, após o início do asfalto e a aprovação para realizar empréstimo bancário, que possibilitará levar calçamento por asfalto aos distritos, ainda em estradas de terra.
Por Marcelino de Castro
Coluna veiculada na edição 1354, do dia 8/07/2020, página 6.