Ouro Preto – O dia de São João é o marco da chegada da bandeira de Antônio Dias ao território em 1698, hoje denominado Ouro Preto, apesar da data do “descobrimento” do Itacolomi, montanha que era a referência para o ouro há 326 anos, a cidade tem como aniversário o dia 8 de julho, quando foi instalada a casa de Câmara dos homens livres em 1711, há 313 anos. Assim, o município comemora os 326 anos da descoberta no dia da instalação da Câmara. Neste domingo, 23 de junho, véspera de São João, tem o tradicional arraiá do Museu Guignard, na rua direita. O frio da maior noite do ano será aquecida com a programação.
Ao completar seus 326 anos, Ouro Preto hoje vive um cenário político que gera muita curiosidade, quando entregamos os jornais ouvimos pedidos de notícias sobre a política. Essa semana o vereador Júlio Gori apregoou, durante as reuniões da casa, que um partido receberia ordens de Brasília para compor chapa com Duarte Júnior. A especulação é que o partido seria o PSB, no qual se encontram os vereadores Luiz Gonzaga do Morro e Renato Zoroastro, que poderia compor a chapa como vice-prefeito, caso a especulação se cumpra.
Mas, outras fontes garantem que a chapa de Duarte Júnior seria composta por nada menos que ele, o ex-prefeito, José Leandro Filho do PSDB, e que por isso no lançamento da pré-candidatura de Duarte Júnior, no XV de Novembro, a presença do ex-vereador, Léo Feijoada, um tucano de grande influência já prenunciava a possibilidade da composição.
Duarte Júnior ocupou a cena durante a semana, ele anunciou na quarta-feira que manteria sua pré-candidatura a prefeito de Ouro Preto, abrindo mão de ser o secretário-executivo do Acordo de Mariana, cargo que o permitiria acompanhar os investimentos bilionários na reparação dos impactos da barragem de Fundão. Para muitos políticos ouro-pretanos contavam com a cobiça de Duarte Júnior para se verem livre dele nas eleições.
Outros acreditam que ele poderá ser impedido para justiça eleitoral, pelo domicílio eleitoral, pela proximidade de Mariana, ou pelo fato de seu irmão Juliano Gonçalves ser candidato a prefeito de Mariana.
A torcida era que aceitando o posto no governo Federal, Duarte Júnior facilitaria a reeleição do prefeito Angelo Oswaldo, que estaria pisando em ovos para segurar sua base partidária, com vereadores que agem como oposição durante as reuniões da Câmara, com secretários que estariam vazando as estratégias de governo e causando intrigas entre os coleguinhas para desestrutura-lo.
Sabido, Angelo Oswaldo continua firme com Regina Braga em busca da reeleição, os dois cumprem intensa agenda política e social para continuarem ocupando o paço Municipal. Enquanto há quem acredite que em um revez Marisa Xavier ou Leleco Pimentel possam entrar no páreo.
Angelo Oswaldo esteve nesta sexta-feira, 21/06, com a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que participou da 19ª Cineop, prestigiando a cidade. Antes de chegar em Ouro Preto, visitou o TRE- MG. A Ministra Cármen Lúcia presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ontem o prefeito Angelo Oswaldo que mora no Antônio Dias, este na quermesse, ou melhor no Arraiá da Conceição.
Du do Veloso
Esteve nesta terça-feira,18/06, no XV de Novembro, com o movimento Muda Ouro Preto debatendo a revisão do Plano Diretor de Ouro Preto.
Pra encerrar, vamos tirando um fio do bigode: Dizem que a oposição estaria realizando pesquisa para ver quem será o candidato para tentar derrubar o sonho do Angelo Oswaldo ser penta-campeão.
A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br
Por Marcelino de Castro
Foto Destaque: Luccas Castro