Ouro Preto – A semana promete na política com convenções partidárias, visita do Governador e a LDO, que será analisada amanhã em reunião extraordinária da Câmara de Ouro Preto. A cidade está linda, ensolarada neste inverno de 2024, cheia de turistas e de eventos! 

Na próxima terça feira, 16/07, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira,  o governador Romeu Zema (Novo) deve cumprir sua prerrogativa do cargo e transferir a capital para Mariana. Ele deve presidir a solenidade que entrega às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana de Minas de Brasil, com a Medalha do “Dia de Minas”.

A Ausência do governador em ano anteriores, deixou descrentes os marianenses, os quais já nem acreditam que Zemar estará na cidade nesta terça-feira. Entretanto, uma fonte segura, informou que o cerimonial do governador já havia solicitado a utilização da estrutura da Câmara para recepcioná-lo. 

Estive com Zema em 2019 na praça Minas Gerais, mais especificamente na igreja de Nossa Senhora do Carmo, na missa dos atingidos da barragem de Fundão. Depois de sua entrevista, recebeu um pedido de foto da Paula Geralda, que ficou conhecida como Paula da Moto,  responsável pelo alerta aos moradores de Bento Rodrigues, que salvou todo mundo. Zema se recusou a fazer uma foto com ela, o que me deixou indignado, a ponto de ter que contar isso mais uma vez.  

Quem deve estar feliz com a presença do governador honrando o “dia de Minas” é o ex-vereador Tiquinho Mateus, que em 2022 ocupou a cadeira de Ronaldo Bento, que foi ser o prefeito. Estava sendo realizada no centro de Convenções de Mariana uma reunião com os prefeitos das cidades atingidas de Minas Gerais e do Espírito Santo, Zema saiu antes de ouvir as reivindicações dos prefeitos e Tiquinho Mateus saiu de galope atrás dele para que fosse a Mariana no Dia de Minas. Zema nem olhou pra trás e sumiu. Depois descobrimos que seguiu para a Itatiaia Ouro Preto para uma entrevista no estúdio, alí na avenida Juscelino Kubistchek. Enquanto isso, sua aeronave pronta para decolar a qualquer momento irritava os professores da escola de Medicina. 

Contamos a história e o por vir é o seguinte, Zema chega a Mariana sem o acordo assinado com as controladoras da Samarco. E talvez ele não saiba, mas os marianenses estão de olho nele, pois querem os recursos da reparação aplicados na reparação e não em obras de compensação, como sugeriu o governador de utilizar os recursos para duplicar a BR 356, e depois instalar praças de pedágio, o que tornaria a compensação em uma penalização do cidadão marianense que foi o primeiro impactado, para mim o primeiro impactado pelo rompimento foi a Paula da Moto, que teve a luz divina dar o alerta. 

Parabéns Mariana pelos seus 328 anos de História e de mineração, com o apogeu do ouro e agora com o apogeu do minério de ferro.Sua riqueza mineral e laboral fez da Samarco uma das maiores empresas de pelotização do mundo, pena que os métodos utilizados não eram sustentáveis.

A nova Mariana

O prefeito Celso Cota, que não é candidato a reeleição, está deixando licitado cerca de R$650 milhões em obras de infraestrutura que atenderão a sede e aos distritos. Em todas as áreas de calçamentos, a escolas, chegando a conclusão da UPA São Pedro. 

Celso Cota está licitando tratamento de esgoto e deixando a infraestrutura de água adequada para o crescimento populacional até 2050. A prefeitura terá nova sede e a atual será um centro de Artesanato, com investimentos do PAC das Cidades Históricas. 

A nova Mariana está em licitação! Celso Cota está ansioso em direcionar os recursos da Contribuição Federal de Extração MIneral. Ele acredita que com os investimentos a cidade conseguirá receber novas empresas, libertando a cidade da dependência da indústria extrativista. Ao mesmo tempo tem um bom relacionamento com as empresas mineradoras, conquistando mais investimentos para a cidade de forma compensatória.  Celso Cota deixará a cena política, mas pretende deixar seu legado em muitas obras. 

LDO
O texto do projeto substitutivo ao Projeto de Lei nº 705/2024, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2025, conforme determinações constitucionais e legislação municipal vigente, no valor estimado de R$ 758.367.509,00. O vereador Júlio Gori pediu vistas na semana passada do projeto que será analisado amanhã. Se aprovdo, os vereadores tiram alguns dias de recesso, a partir da aprovação.

As convenções vem ai

A Partir do próximo sábado, 20/07, estão autorizadas a realização das convenções partidárias. Em Ouro Preto, o primeiro a lançar a pré-candidatura foi Eduardo Evangelista, “Dú do Veloso”, seguido de Júlio PImenta, em seguida Angelo Oswaldo e por último Duarte Júnior. O ex-prefeito José Leandro participou de uma reunião do PL no OPTC, quando a legenda apoiou seu nome, mas ele mesmo não realizou o lançamento.

A primeira convenção deve ser do grupo que apoia a reeleição do prefeito Angelo Oswaldo, no próximo domingo, 21/07. Procuramos os pré-candidatos, Du do Veloso e Júlio Pimenta informaram que a data ainda não foi definida. Uma fonte garantiu que José Leandro é candidato. A Convenção do PSDB será no fim de julho. Até o momento a possível composição com Duarte Júnior não está definida, pois José Leandro estaria hoje em segundo lugar, colado no prefeito Angelo Oswaldo.

Por Marcelino de Castro
A coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos em diariodeouropreto.com.br