Ouro Preto – Agora é pra valer, todos os pré-candidatos estão acomodados em seus respectivos partidos, acabou neste sábado 6/04, o prazo para a filiação partidária. Os vereadores tiveram até 5/04, para decidirem em qual partido estariam. Os eleitores têm até o dia 8 de maio para se cadastrarem, regularizarem suas pendências e fazerem a biometria, como em Mariana.

Hoje é o dia do jornalista, e como os políticos dão serviço para os jornalistas! Tem aqueles que falam até a boca secar e imaginam que o coitado do jornalista terá condições de colocar todo aquele conteúdo completo (ipsis litteris), sem editar, mesmo quando fogem do foco do assunto! Tem aqueles que adoram os jornalistas, sempre sugerem pautas que são de interesse público. Tem os políticos agricultores, que gostam de plantar e cultivar uma notícia. Também temos os políticos que detestam os jornalistas e acreditam que o jornal talvez deva cumprir outras finalidades, diferentes do objetivo primeiro que é levar a informação.

Chegou a hora das eleições, momento importante para o jornalista! Que cumpre o dever de entregar a informação correta e verdadeira, doa a quem doer. Está aí, um dos motivos pelos quais alguns políticos não gostam dos jornalistas, profissionais que sempre estarão interessados em ouvir a versão dos mandatários e dos postulantes aos cargos nesta eleição. 

Hoje vemos os políticos em seus perfis das redes sociais, com vídeos bem produzidos e com discursos enfáticos. Mas será que seriam tão enfáticos diante de um jornalista que estudou a pauta? Não acredito que a tecnologia e a inteligência artificial supere a capacidade de um jornalista perguntar o que, justamente, o entrevistado gostaria que nem fosse lembrado. 

Realizar o Jornalismo profissional não é tarefa fácil. No próximo dia 8 de julho, o Diário de Ouro Preto completa 20 anos. É muito importante o apoio do leitor neste desafio de realizar jornalismo independente em Ouro Preto. Assine o jornal, para que possamos contratar mais jornalistas, para fazermos mais perguntas, para que você leitor tenha acesso a mais conteúdos.

Na sexta-feira a manchete do Diário de Ouro Preto, em sua edição 1460, informou que haviam 6 pré-candidatos a prefeito de Ouro Preto. A informação foi atualizada para 5. Neste domingo fomos informados pelo ex-vereador, Léo Feijoada que Giovanni Mapa está filiado no PSDB, e vai compor a chapa de vereadores, juntamente com Júlio Gori e Ronaldo Feijoada, irmão de Léo.

Júlio Gori chegou a utilizar a tribuna da Câmara para mandar recado para o PSDB, se Mercinho fosse para o partido, Zé Leandro poderia rasgar a ficha dele. Acabou que Mercinho ficou quietinho no MDB, juntinho com Luciano Barbosa, os dois foram eleitos pelo partido em 2020.

Agora são 5 pré-candidatos a prefeito. Um dos princípios para citá-los será a ordem alfabética. Angelo Oswaldo (PV), Duarte Júnior (Republicanos), Eduardo Evangelista (Psol) José Leandro Filho (PSDB) e Júlio Pimenta (MDB).

O pai jogador e o filho narrador!

Duarte Júnior, esteve no campo do Padre Faria na manhã de hoje, pro “Ranca” de domingo, e podemos dizer que lançou seu filho de narrador de futebol, pelo menos no vídeo da partida! Duarte Júnior tem realizado uma agenda intensa na região, exercendo seu mandato de Deputado Federal. Sua presença em Ouro Preto se deve também, ao fato de ser o nome do Republicanos, para ocupar a prefeitura de Ouro Preto.

Os Secretários que saíram para se candidatar e os vereadores que resolveram onde ficar

Marquinhos do Esporte está feliz com a vitória do Galo que nem atende o telefone, (jornalista trabalha domingo à noite) Ele será candidato pelo Partido Progressista (PP). Mesmo partido para o qual seguiu Juscelino Gonçalves, que informou que sai com a “sensação de dever bem cumprido”. Saímos do zero e melhoramos muito na segurança e trânsito”. O Vereador Sandrinho também se filiou ao PP, ele estava no PDT, para onde foi Vander Leitoa. 

Naercio França e Reginaldo Tavico foram para o PSD, presidido por Regina Braga. O PSB agora conta com os vereadores Renato Zoroastro, que deixou o MDB, e Luiz Gonzaga do Morro, que saiu do PL. Vantuir Silva deixa o PSDB e segue para o Avante. Lilian França deixa o PDT e segue para o PP.

Os vereadores que permanecem nos partidos que foram eleitos são: José Geraldo Muniz, Zé do Binga no Partido Verde, assim como seu colega de legenda Mateus Pacheco. Kuruzu continua no PT, Luciano Barbosa continua no MDB, com Mercinho.

Em tempos de redes sociais todo mundo se sente jornalista. Muitos políticos se expõem nas redes sociais como se fosse uma matéria jornalística, mas sem contraditório ou sem perguntas fica fácil para o político! O jornalismo é uma profissão regulamentada. Ela é fundamental para o controle social e o fortalecimento da democracia.  Quantos assuntos foram revelados por jornalistas e depois investigados para a justiça, quantas matérias revelaram aquilo que estava encoberto, pelos desejam que fique no obscurantismo.

Parabéns aos jornalistas por essa data

O Dia do Jornalista, 7 de abril, é a data que ressalta o trabalho dos profissionais da imprensa, responsáveis por investigar e fornecer informações em diversas áreas para o público em geral, foi Instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ela faz homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Badaró fazia oposição ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, tabloide independente que focava em temas políticos e fazia denúncias.

A data escolhida para a criação oficial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi o dia 7 de abril de 1908, criada para representar os jornalistas e legitimar a profissão.

Por Marcelino de Castro

A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br

Leia mais: [Coluna Tiquinho de Política] 7 de abril: Dia do Jornalista! Agora são 5 pré-candidatos a prefeito de Ouro Preto