Ouro Preto – A coluna de hoje tem um tiquinho que cada lado da política, a disputa por prefeituras deixam os partidos em alerta, nada passa despercebido. Vamos falar dos deputados e as prefeituras, dos vereadores e suas bandeiras, O Poder e a Justiça! Os 150 anos do TJMG.
O fio do bigode de hoje é que teriam realizado uma pesquisa em Ouro Preto, num cenário haveria empate técnico entre 2 pré-candidatos a prefeito.
A proximidade das eleições deixam alguns políticos no modo “teoria da conspiração”, o clima está esquentando. Quem tem colocado fogo na briga pela prefeitura de Ouro Preto e o deputado estadual, Leleco Pimentel (PT), ele qualificou o deputado federal, Duarte Júnior como “oportunista” entrando no páreo pela prefeitura. Duarte Júnior nessa história está vendo seu nome crescendo, na boca de quem fala bem e na boca de quem fala mal para puxar a sardinha para seu candidato.
É Leleco pra prefeito?
Leleco esteve na cidade na última sexta-feira, 14/06, foi realizar uma visita com padre João à Escola Estadual Ouro Preto, na bauxita, onde Leleco disse que teve a oportunidade de estudar e de trabalhar como ajudante de serviços gerais e agora ele pôde estar na escola como deputado anunciando R$ 428 mil que serão investidos em reparos de telhados e das instalações elétricas. Leleco se reuniu com Angelo Oswaldo, depois seguiu para rádio Real, onde deu entrevista e subiu para a Bauxita, na praça recebeu um exemplar do diário de Ouro Preto, com o qual chegou no antigo polivalente.
Enquanto Leleco alfineta Duarte Júnior, ele acaba fazendo a vez de candidato a prefeito. Tem aqueles que acreditam que Leleco não deixaria a Assembleia para assumir a prefeitura de Ouro Preto. Mas a janela de oportunidade está aberta para Leleco, ele pode concorrer ao cargo de prefeito sem perder o cargo de deputado. Se perder, segue seu mandato. Se ganhar teremos um prefeito que é pai do programa “Um teto é Tudo”, aí vou querer ver se ele faz casa mesmo.
150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
O Congresso Nacional realizou na última quinta-feira, 13/06, sessão solene em homenagem aos 150 anos da segunda insistência em Minas Gerais, instalada em 3 de fevereiro de 1874, em Ouro Preto. O requerimento da solenidade é de Duarte Júnior e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Lá de Brasília, Duarte Júnior homenageou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ainda deu uma obra de arte esculpida em madeira o casarão da Rua Direita, e depois ainda destacou em sua fala o perfil de Tiradentes como um dos detalhes da obra que ainda tem a torres do Carmo em perspectiva.
A solenidade ficou com a foto da capa da edição 1470, antes que venham dizer que estou favorecendo o pré-candidato, explico que aquelas autoridades alí no Congresso Nacional, celebrando o sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pela instalação do Tribunal de Apelação, em Ouro Preto, capital da província em 1874, por decreto de Dom Pedro II. o Imóvel da primeira sede foi desapropriado e será o Museu do Judiciário, na rua direita. Claro que é um fato relevante para a cidade.
Aí a nós ficamos pensando, carro apertado é que anda! O Duarte Júnior em 4 meses de mandato conseguiu ocupar a cena com maestria, num gol de letra, esteve do lado do presidente do Congresso homenageando o Tribunal de Justiça, com direito há uma platéia de magistrados seleta de desembargadores estadual e federais.
Duarte Júnior está há poucos dias de deixar seu mandato como deputado, em julho ele prometeu percorrer o município ouvindo as pessoas, como afirmou no lançamento de sua pré-candidatura.
Na Câmara de Ouro Preto
Os vereadores estão entregando resultados e a oposição mostrando a que veio. Matheus Pacheco comemorou a emenda Parlamentar do Glaycon, que se transformou em um carro zero para a APAE.
O Vereador que gosta de contar os dias que faltam para as eleições, Luiz Gonzaga do Morro, agora com o apoio do Kuruzu, reclamam da situação da ladeira João de Paiva, lá tem uma pedra no meio da curva, que tira a visão de quem desce, passo por lá buzinando para avisar que já vai um. E quando a gente encontra de frente um tranquilo no 4X4, pensando que a preferência é de quem sobe, se esquecendo que a lei da gravidade é mais forte, se tiver chovendo então, Nossa Senhora!
A ladeira João de Paiva é a prova da expertise do ouro-pretano que sobe e desce por lá todos os dias. Tenho certeza que se o projeto estiver protocolado, pensando no período de chuvas, até os técnicos darão foco na análise.
Outro gargalo da cidade é a falta da rede de alta pressão, este projeto está protocolado no IPHAN, estive no escritório e pude folhear, são 66 hidrantes, resguardando imóveis de valor incomensurável como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Efigênia… Júlio Gori reacendeu a pauta ele agora tem ofício do Comandante dos Bombeiros, alertando para a eficácia de 5 hidrantes.
Du do Veloso, Ouro Preto também tem Du!
Ouro Preto tem seu Du, é preto de Ouro Preto, porque “O Povo Preto de Ouro Preto é Ouro”, ele foi o primeiro pré-candidato a prefeito de Ouro Preto, pela federação Rede-PSol, para compor a chapa deve ter o professor Rogério Fernandes como vice, ou Sidnéia, quem sabe para dar um toque feminino empoderado nessa chapa.
O diário de Ouro Preto sempre garantiu a todos os pré-candidatos espaço de fala, e no caso do Eduardo Evangelista, o Du do Veloso, teve espaço até mesmo como Chico Rei coroado na praça Tiradentes, abrindo o desfile da Acadêmicos de São Cristóvão, escola campeã do carnaval 2024.
Garantindo espaço para pluralidade de pensamentos, afinal de contas em uma eleição são apresentadas as pautas e as diretrizes que a cidade precisa evoluir. Assim informo que nesta terça-feira, 18/06, a federação Rede- Psol estará realizando um encontro no XV de Novembro , às 18 horas.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política vai ao ar aos domingo em diariodeouropreto.com.br