Ouro Preto – A coluna de hoje está quente pelando! O mundo da política de repente deu as caras e mostrou de que lado estão. Podemos dizer que essa semana foi chumbo pra todo lado! Enquanto isso, Duarte Júnior se prepara para se apresentar oficialmente como pré-candidato a prefeito de Ouro Preto. Entre os nomes já colocados, apenas não foram prefeitos de Ouro Preto do “Du do Veloso” e o “Du de Mariana”. Júlio Gori foi surpreendido com a decisão do TCE.

As eleições já começaram! No último dia 8 de maio encerrou o prazo para o cadastramento de novos eleitores e de regularização dos títulos, neste mesmo dia o prefeito Angelo Oswaldo e Regina Braga lançaram sua pré-candidatura. Agora é a vez do deputado federal Duarte Júnior lançar sua pré-candidatura no XV de Novembro, na segunda-feira, 20/05.

O primeiro a lançar sua pré-candidatura no ano passado foi Eduardo Evangelista, ” Du do Veloso”, que tem como pré-candidato a vice, o professor Rogério Fernandes. Este ano Júlio Pimenta lançou sua pré-candidatura no XV de Novembro, que ficou lotado.

Surpresa!

Na terça-feira, 7/05,durante a reunião da Câmara, o vereador Júlio Gori foi surpreendido com a notícia da decisão do Tribunal de Contas do Estado, o obrigando a ressarcir aos cofres públicos cerca de R$ 18 mil, referentes aos serviços prestados como motorista da casa entre 2015 e 2016. Ele chegou a dizer que tem todos os dados das pessoas transportadas no período e que os valores foram recebidos pelo devido serviço prestado e que vai recorrer.

Júlio Gori se surpreendeu em saber que a notícia foi veiculada no site do tribunal antes mesmo da movimentação dos autos do processo e questionou, o fato de não ter havido publicidade para as decisões que também determinam a devolução de recursos pelos vereadores Vander Leitoa, Luiz Gonzaga do Morro utilizados para o pagamento de motoristas.

Angelo e Regina lotam o OPTC

O lançamento da pré-candidatura à reeleição do prefeito Angelo Oswaldo e Regina Braga como vice lotou o salão do OPTC, o evento foi na quarta-feira, 8/05, quando também foram apresentados os 96 pré-candidatos a vereadores pelos 10 partidos que apoiam a reeleição.

Entre os participantes, estavam  os dissidentes do MDB, entre eles o ex-presidente Jaime Forte, que disse ter sido parado pelo candidato do partido, Júlio Pimenta em frente a sua pousada, um dos caminhos para o OPTC. 

O evento teve a participação dos deputados estaduais Leleco Pimentel (PT), Lohanna França (PV), do deputado federais Pinheirinho (PP), Diego Andrade (PSD), da ex-deputada, Maria Elvira, da ex-prefeita Marisa Xavier e do vice-prefeito de mariana, Cristiano Vilas Boas. 

A vice-prefeita Regina Braga foi a penúltima a falar, ela destacou a gestão e a participação das mulheres na política, que muitas vezes sofrem discrimição por gênero. O evento começou às 19 horas, o prefeito Angelo Oswaldo foi falar às 22 horas. 

Angelo Oswaldo não poupou os concorrentes Júlio Pimenta e Duarte Júnior, sem citar nomes falou do pré-candidato que estava “cercando” as pessoas que seguiam para o OPTC. Ele também se referiu ao deputado Duarte Júnior, deixando a entender que ele estaria em busca dos recursos da repactuação referente ao rompimento da barragem de Fundão, que Ouro Preto pode vir a receber. Ao ser perguntado sobre as farpas aos concorrentes respondeu: “Isso é Tiquinho de Política!”

Leleco Pimentel também deixou sua alfinetada na campanha de Duarte Júnior, pois para ele seria um nepotismo duas cidades vizinhas com dois irmãos candidatos a prefeito, reconhecendo assim a liderança de Juliano Gonçalves, que pode concorrer contra a reeleição de Celso Cota. Duarte Júnior rebateu dizendo que fará uma campanha da paz.

Agora é a vez de Duarte Júnior lançar sua pré-candidatura

Duarte Júnior na tribuna do Congresso Nacional

O nome do ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, já vinha desde o ano passado sendo ventilado como possível candidato a prefeito de Ouro Preto. Em dezembro, depois de ouvirmos tanto o nome de Duarte Júnior, que ganhou o apelido de “Du de Mariana,  testamos seu nome em pesquisa contratada pelo Diário de Ouro Preto e realizada pelo Instituto Galilé, Duarte Júnior aparece à frente de nomes já conhecidos como os ex-prefeitos José Leandro Filho e Júlio Pimenta. 

Na sexta-feira, Duarte Júnior que exerce o cargo de deputado federal pelo Republicanos, publicou em seu perfil da rede social convite para o lançamento de sua pré-candidatura, no clube XV de Novembro, às 19 horas do dia 20/05. A postagem foi curtida pelo deputado estadual Adriano Alvarenga, que chegou a fazer vídeo com Duarte Júnior, em Antônio Pereira, no mês passado. O Senador Cleitinho Azevedo comentou: “ Conte com meu apoio”.

Imagem do vídeo gravado em Antônio Pereira

Procurado por nossa reportagem, neste domingo 12/05, dia das Mães, Duarte Júnior respondeu com a seguinte mensagem:   

“É um desafio enorme. Eu me sinto muito honrado de poder participar das eleições de Ouro Preto. Eu quero levar para a política de Ouro Preto o debate de ideias, demonstrar que nós sabemos o que é necessário ser feito e vamos mostrar como nós vamos implementar políticas públicas, onde a gente vai mostrar que é gente cuidando de gente.

 Eu de forma alguma vou pra linha de ataque aos meus adversários, percebo já um certo desespero algumas pessoas na rede social, querendo atacar criando fake news, essas pessoas vão responder à polícia civil e na polícia federal. 

Eu não vou atacar os meus adversários. Eu quero fazer uma campanha da paz, uma campanha de respeito e mostrar que eu estou preparado para os desafios  que Ouro Preto precisa superar. Essa é a minha intenção e essa vai ser a minha contribuição nas eleições municipais 24”. 

De Leste a Oeste, de Norte a Sul tem distribuição do Diário de Ouro Preto

Durante a distribuição da edição 1465 estivemos em Mariana, em Cachoeira do Campo, Glaura, Santa Rita de Ouro Preto, Lavras Novas e Antônio Pereira, além dos bairros de Ouro Preto e como nem todo mundo acredita na capilaridade do alcance do Diário de Ouro Preto deixamos os registros!

A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos em diariodeouropreto.com.br

Por Marcelino de Castro