Agora é pra valer! Faltam 49 dias para as eleições. Ouro Preto terá seus quatro candidatos a prefeito! Foram tantas ida e vindas. O cenário político de Ouro Preto se consolidou! Agora é o preto no branco, urna por urna voto por voto. Saberemos quais serão aqueles escolhidos para governar nossos municípios. Uma coisa posso dizer com certeza, vencerá quem tiver mais votos!

Em primeira mão a edição do diário de ouro preto desta sexta-feira, 16/08, trouxe a manchete as 4 candidaturas para a prefeitura de Ouro Preto. Pastor Mazinho do PL foi a surpresa, seu pedido de registro foi protocolado às 19h26, de posse do recibo fizemos a matéria, que causou surpresa. 

O TSE tem até um número para o disque-denúncia telefone 1491, para receber relatos de mentiras e desinformação eleitoral. 

Essa semana o grupo do Zé Leandro rachou, Angelo Oswaldo e Du Evangelista foram a Romaria na quinta-feira em Antônio Pereira, Duarte Júnior perdeu 3 partidos e ganhou outros 4.

A guinada dos partidos nesta quinta-feira é mais um episódio dos bastidores da política que davam conta da insatisfação com a medida adotada pelo ex-prefeito José Leandro que indicou o candidato a vice-prefeito na chapa de Duarte Júnior. José Leandro abriu mão de ser vice-prefeito e de indicar a filha para o posto, mesmo assim acabou causando o descontentamento dos partidos que estavam alinhados com o PSDB presidido por ele.

Na quinta-feira,15/08, procuramos o ex-prefeito Júlio Pimenta (MDB) para confirmarmos a retirada da candidatura, mas não conseguimos obter o retorno. Segundo fontes procuradas, a decisão foi tomada na quinta-feira.

Júlio Pimenta chegou a realizar a convenção no dia 4 de agosto, mas em 11 dias as coisas mudaram. Quem saiu fortalecido foi Duarte Júnior que tem agora uma coligação com 6 partidos, para fazer frente ao prefeito Angelo Oswaldo que tem o apoio de 10 partidos para sua reeleição. 

A democracia há muitos anos é exercida nesta região, os cidadãos sabem reivindicar seus direitos. Ontem durante o Jubileu de Nossa Senhora da Lapa tivemos dois candidatos frente a frente, enquanto Angelo Oswaldo assistia a chegada da Romaria dos Garimpeiros, passava bem pertinho dele Du Evangelista com Sidneia Santos manifestando contra a mineração nas proximidades da gruta da Lapa. 

O distrito de Antônio Pereira tem sido foco do interesse dos candidatos, ontem não foi diferente, com direito a Leleco Pimentel, Padre João e Angelo Oswaldo juntos. Duarte Júnior desde março vem visitando e postando vídeos encaminhando emendas e reivindicando que a UBS seja 24 horas. Angelo Oswaldo conta quantas vezes foi ao distrito neste mandato, se vangloria das conquistas junto às mineradoras para realizar benfeitorias na localidade. Du Evangelista se pauta pela questão dos atingidos por barragens e pela mineração. 

O mais engraçado é que ontem parecia que os pré-candidatos estavam “estranhamente” calados, evitaram falar, talvez para não dar margem a impugnação. Participaram discretamente, sem abordar ninguém.

Júlio Gori e a Festa de Agosto

Todos sabemos que cada distrito de Ouro Preto tem sua festa, São Bartolomeu não é diferente, as festividades em honra ao padroeiro da localidade terá este ano como atração o Trio Parada Dura. Mas a parada dura do momento é Júlio Gori, que não foi ao lançamento da candidatura de Duarte Júnior, estava vistoriando a “gambiarrada”, que nas palavras dele foi feita na ponte, que ainda de acordo com Júlio Gori parece mais a “ponte do rio que cai”. A Festa de São Bartolomeu é no próximo final de semana.
O vereador que não se cansa de ser ser oposição ao prefeito Angelo Oswaldo, Júlio Gori se reunirá com os Bombeiros para tratar da segurança da ponte e das festividades.

Geovanni Mapa

Podemos dizer que um dos grandes vitoriosos do periodo pré-eleitoral foi Geovanni Mapa, além de estar nas articulações que tiraram 3 partidos de Duarte Júnior, mostrou ao padrinho de batismo, José Leandro, que sabe de política e tem seus 10 dedos em muitas movimentações realizadas nos últimos dias. Talvez se fosse ele o candidato a vice-prefeito na chapa de Duarte Júnior, hoje não haveria a candidatura de Pastor Mazinho a prefeito de Ouro Preto, pelo Partido Liberal.

Duarte e Zema

O braço direito do governador Romeu Zema, o deputado afastado Gustavo Valadares, que atualmente é o secretário de Governo, disse que Duarte Júnior tem o apoio do governo para sua campanha eleitoral.

Zema poderá vir a Ouro Preto participar da campanha de Duarte Júnior. Não é de se espantar o apoio de Zema ao Du de Mariana, uma vez que em todas as solenidades do 21 de abril Angelo Oswaldo não poupa críticas ao governador, chegando a cobrá-lo em 2023 que desse início às obras do morro da Forca.  

Eleição do tapetão

Duarte Júnior disse ontem que espera pelo pedido de impugnação vindo da campanha de Angelo Oswaldo, que ele mesmo sabendo que o prefeito tem cerca de 80 processos não pedirá sua impugnação, pois acredita que vai ganhar as eleições no voto e não no tapetão.

Duarte Júnior está com o discurso afinado e disposto a vencer, superando inclusive os embaraços que podem ser colocados em seu caminho na Justiça Eleitoral.

Duarte Júnior convidou os correligionários a caminhar pela Barra, quando foi entrevistado por Antônio Isidoro para Real FM

Voz a todos

Durante este período pré-eleitoral ouvimos todos os partidos e coligações, temos a convicção que conseguimos dar voz a todos os atores que almejavam o pleito. Agora é hora de acompanhar os candidatos e levar para nossos leitores as propostas para a gestão 2025/2028.

Hoje ficamos por aqui. Domingo que vem tem mais um Tiquinho de Política em diariodeouropreto.com.br

Por Marcelino de Castro