Ouro Preto – Domingo de Páscoa, 31/03/24, cem anos depois da visita da Caravana Modernista, a cidade preserva a sua secular tradição religiosa da Semana Santa, com a procissão da Ressurreição e a Benção do Santíssimo realizada no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Antônio Dias, pelo padre Edmar Silva, recém nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Da sacada da casa paroquial, os pais do futuro Bispo assistiam a consagração.
A chuva do sábado a noite não intimidou os fiéis. Moradores e turistas juntos noite adentro garantiram a belíssima ornamentação das ruas da antiga vila de Ouro Preto para a Procissão da Ressurreição e a passagem do Santíssimo Sacramento, um deslumbre para turistas e visitantes que não imaginavam a tricentenária cidade tão alegre e colorida.
Turismo em Ouro Preto também é política! O secretário do ex-prefeito Alberto Caram, Angelo Oswaldo está em busca do seu 5º mandato. Ele que na manhã deste domingo festivo chegou ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição carregando o pálio. Um grande símbolo de prestígio na tradição político cultural ouro-pretana! Os fiéis, (ou devo dizer os eleitores?) observaram que o prefeito cantava firme junto com o povo. “Ele tá cantando mesmo!”, exclamou uma senhora ao meu lado.
Ouro Preto tá na Globo
A cidade esteve movimentada, com várias chamadas na Globo, mostrando a força da fé dos Ouro-pretanos, que mantém viva a tradição da Semana Santa ao longo dos séculos. Um gás para as redes sociais da prefeitura e do prefeito. A repórter Fabiana Almeida, apresentadora oficial do Terra de Minas esteve na cidade, e entre uma cobertura e outra, reencontrou amigos e tirou fotos com fãs (turistas, moradores e visitantes, que a admiram). A tradicional Via Sacra do Bairro São Cristóvão também ganhou destaque na mídia nacional.A Historiadora Sidnéa Santos aproveitou para matar a saudade da amiga jornalista Fabiana Almeida. O Engenheiro Thiago Neves, é sineiro e membro da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Pilar também prestigiou a jornalista e deu várias informações sobre os ritos as Semana Santa em Ouro Preto.
Daqui a pouco o governo de Minas estará soltando os números da movimentação turística no feriado e serão comemorados os recursos captados! Ou seja, uma das frentes do prefeito Angelo Oswaldo está resolvida até a chegada do Festival de Inverno.
Este é o último domingo antes das descompatibilização dos secretários que pretendem ser candidatos a vereador. Domingo que vem já saberemos quem são os pré-candidatos a vereador,que deixarão as secretarias municipais, por força de lei, os cargos abaixo só precisam sair da prefeitura 3 meses antes das eleições.
Para prefeito, temos em cena os nomes já postos como Angelo Oswaldo, Júlio Pimenta, Zé Leandro, Duarte Júnior, Eduardo Evangelista. Eis que surge a dúvida, a partir da filiação de Dimas no PSB, que também pode ser pré-candidato a prefeito. O PSB em Ouro Preto agora congrega Renato Zoroastro e Luiz Gonzaga do Morro.
Júlio Gori e Zé Leandro
Haviam os que acreditavam que, Júlio Gori poderia ser um nome para compor a chapa com Zé Leandro para prefeito. Os dois se filiaram ao PSDB, o ex-prefeito teve sua ficha abonada por Aécio Neves. Mas, Júlio Gori não gostou de saber que o partido também receberia Mercinho, e teria pedido para ter a ficha rasgada.
Du do Veloso
Eduardo Evangelista promoveu encontro com futuros candidatos a vereador na Mina do Veloso, na semana passada.
E se tivesse o Testamento do Judas?
Tem pessoas que nos deixam profundas saudades, uma delas é Vandico, artista plástico multifacetado que redigia o testamento do Judas, com direito a muita ironia e crítica aos políticos. Ah como gostaria de saber como seria o testamento do Judas na data de hoje! Quanto assunto estaria na pauta no texto extrovertido de Vandico.
O Domingo de Páscoa não tem mais a queima do Judas. Há como era legal assistir àquele evento “ouro-pretano”, com direito ao passeio do Judas pelas ruas de Ouro Preto, com a escolta da Bandalheira, chamando a todos para a leitura do testamento! Que deixava muitos políticos irritados com a herança recebida!
Quem acendia o estopim da bomba era o próprio Padre Simões, que após ver o Judas em chamas, lançava um saraivada de balas nas crianças e nos adultos que não se privaram da alegria de juntar aquela verdadeira chuva de balas!
Quando Padre Simões falava que Ouro Preto se Renova na Cultura e na Arte, achava um conceito abstrato, e a cada efemeridade, como a Semana Santa, que se encerra, temos que dar razão ao velho vigário, “Ouro Preto se renova na Cultura e na Arte”!
Para encerrarmos a manhã, acompanhamos a Sociedade Muusical Senhor Bom Jesus de Matosinhos até sua sede no Rosário.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br