Ouro Preto – Fim de semana animado em São Bartolomeu, enquanto isso, os bastidores da política ainda estão resolvendo seus embates e bastidores das eleições de 2024. Como as situações estão na Justiça, mais dia menos dia temos uma sentença. Um de nossos leitores nos alertou que havia uma movimentação em um processo, referente ao pedido de abertura de ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pela Coligação Ouro Preto no Rumo Certo em face de Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior e Denilson da Costa por abuso de poder econômico.
Em Nossa edição 1.500, que circulou na sexta-feira, 4/04, apresentamos duas decisões da Juíza de Direito, Dra. Ana Paula, uma referente às cotas de gênero do PSB e outra sobre a paralisação das atividades da Mineração em Botafogo.
Enquanto Dra. Ana Paula embargou a Mineração no Botafogo, a população de Antônio Pereira se posicionou contra a mineração nas proximidades da Gruta da Lapa, que foi a manchete. Nos dois casos a Sociedade Excursionista Espeleológica atuou orientando a comunidade sobre os empreendimentos.



A Semana esteve repleta de assuntos da Mineração, em Mariana também, a repactuação tem acalourado os vereadores que acreditam que o prefeito Juliano Duarte deveria assinar o acordo.
Sobre as Cotas de gênero do PSB, Dra. Ana Paula Pereira Lobo, decidiu pela procedência na fraude nas cotas, ficando o vereador Luiz Gonzaga do Morro inelegível por 8 anos, além de perder a cadeira na Câmara. Renato Zoroastro não perdeu os direitos políticos, mas também fica sem a cadeira, caso não consigam reverter a decisão em instâncias superiores. O que despertou os bastidores da política, já tem quem esteja fazendo os cálculos para ver quem pode ficar com as vagas.
A política está pegando fogo, as eleições ainda não encerraram! Duarte Júnior e Angelo Oswaldo ainda estão em embate, Dra. Ana Paula deverá manifestar em breve sobre o parecer do Ministério Público desfavorável a ação movida pela Coligação Ouro Preto no Rumo Certo. O Promotor Eleitoral, Thiago Correia Afonso “Em relação às supostas doações irregulares do investigado Duarte Júnior a candidatos de partidos que não compunham a coligação, verifica-se que os autores não se desincumbiram do ônus de comprovar suas alegações. Meras ilações, desacompanhadas de elementos informativos que lhe forneçam algum substrato, não são suficientemente idôneas para demonstrar sequer indícios de fraudes eleitorais, quanto mais comprovar abuso de poder/captação ilícita de sufrágio”
No dia 24 de março, o promotor concluiu o parecer dizendo que é “Forçoso reconhecer, portanto, que a parte autora não logrou êxito em demonstrar o alegado abuso do poder econômico ou captação ilícita de sufrágio pelos requeridos que pudessem influenciar o resultado do pleito eleitoral, razão pela qual opina o Ministério Público eleitoral pela improcedência da presente ação de investigação judicial eleitoral.”
O parecer do Ministério Público Eleitoral animou os correligionários de Duarte Júnior, os quais também acreditam que possam conseguir mais uma cadeira na Câmara com a decisão desfavorável contra o PSB por fraude em cotas de gênero.
A Festa da Goiaba de São Bartolomeu
O Ex-vereador Júlio Gori lembrou que o distrito tem um banheiro que custou R$ 84 mil e não funciona, ele distribuiu vídeo nos grupos com o banheiro quimico na porta do banheiro público.
Angelo Oswaldo participou da festa da goiaba, no sábado o vimos conversando com Eduardo Tijolo, que tomava conta de seu “famoso” tacho fumegante pra turista mexer a goiabada e fazer suas fotos e vídeos.
O diário de Ouro Preto distribuiu a edição 1.500 para os moradores e para os turistas, muitos turistas pediram a edição que acabou rapidinho, garantindo mais tempo para fazer o reel da festa para o @jornaldiariodeouropreto



Até a próxima Coluna Tiquinho de Política!
Por Marcelino Castro