Faltam 29 dias para as eleições. Chegou a hora da onça beber água. A vida política está em contagem regressiva para decidir quem cuidará da República, do Congresso, do Estado e da Assembleia Legislativa. São 5 votos de uma só vez!
Segundo o TRE, em Minas Gerais, foram entregues 2.500 pedidos de registro para disputar as 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador. O número é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2018, quando houve 2.374 candidaturas.
Sendo 1071 candidatos a deputado federal, 1.382 candidatos à Assembleia Legislativa; Nove candidatos ao Senado e 10 para o governo de Minas. É muito cacique em busca de cabos eleitorais.
Prefeitos, vereadores são muito cobiçados neste período, por estarem em contato com o povo. Os ex-prefeitos também, e as campanhas de Thiago Cota e Paulo Abi-Ackel uniram dois ex-prefeitos de Ouro Preto, José Leandro Filho e Júlio Pimenta. Isso mesmo, os dois estão juntos em busca de votos para seus candidatos.
Perguntado sobre a parceria para as eleições gerais, Júlio Pimenta disse que há um novo alinhamento político em Ouro Preto, que se opõe ao prefeito Angelo Oswaldo. A dupla de ex-prefeitos que era comentada nas rodas de política, agora juntinhos na foto assim, acho que é a primeira vez que a cidade vê! Júlio Pimenta e Zé Leandro estão juntos, e podem minar as expectativas de Angelo Oswaldo assumir o seu quinto mandato, ou fazer seu sucessor.
Na última quarta-feira, 31/08, o candidato à reeleição Thiago Cota, recebeu no Marianense, Paulo Abi-Ackel candidato a deputado federal, a ex-prefeita de Mariana, Terezinha Ramos, o ex-vice-prefeito de Mariana Newton Godoy, Zé Leandro e Júlio Pimenta.
As eleições gerais servirão para as lideranças de Mariana medirem sua força, de um lado o grupo que aguarda o retorno de Celso Cota à prefeitura e, do outro lado, o Grupo de Duarte Júnior, que conta com uma cadeira na Câmara Federal e vê em Juliano Duarte uma alternativa para ocupar o paço, especialmente após cumprir interinamente as funções de prefeito municipal.
Neste Xadrez, Angelo Oswaldo está do lado de Duarte Júnior, pelo menos ele esteve no concorrido lançamento da candidatura dele a deputado federal na praça da Sé no dia 23 de agosto.
Os ex-prefeitos têm apoio de vereadores que fazem oposição ao prefeito Angelo Oswaldo, os quais estão interessados na mesa diretora da Câmara, que terá eleição este ano. Cenas para os próximos capítulos.
Fontes dão conta que a união dos ex-prefeitos pode virar uma chapa para concorrer à prefeitura, ou potencializar uma terceira via na cidade, que seria encabeçada por nomes já conhecidos na cidade como Gleiser Boroni, Evaldo Ramos, Du Evangelista, Rogério Fernandes e Júlio Gori, que faz oposição ferrenha ao atual prefeito.
Angelo Oswaldo estava no lançamento da Candidatura do Kalil, no XV de Novembro. E fez “L” de Lula, atrás da faixa de “Fora Saneouro”, ao lado dos candidatos Rogério Correia, Cristiano Silveira, Adalclever Lopes e Leleco Pimentel.
A estratégia do prefeito está traçada, inclusive, ele teve seu dia de protesto na praça Tiradentes, ao lado dos colegas prefeitos de cidades mineradoras, em protesto para receber a dívida da Vale. Angelo Oswaldo, claro, ao disputar as eleições já sabia que os dois eram seus oponentes. Agora sabe que os oponentes estão juntos e Abraçados! Como mostra a foto no gabinete do deputado federal Paulo Abi-Ackel. Contar esses fatos não é ser contra o prefeito, como pode pensar qualquer apoiador do atual prefeito. Agora, deixar de mostrar a foto de dois ex-prefeitos, mesmo que seja para as eleições gerais, não é possível. É fato que precisa ser registrado. Então tá aí na capa. É isso Júlio Pimenta e José Leandro estão somando esforços para eleger seus candidatos.
Por Marcelino de Castro