Ouro Preto – A política está com seu calendário correndo, faltam 9 dias para o término do período de convenções partidárias e 71 dias para as eleições. A semana promete com as convenções do Psol-Rede e do Republicanos. No próximo domingo é a hora do PSDB decidir se terá candidato próprio, ou se vai apoiar o Republicanos. O MDB realizará a convenção no dia 5, último dia para a realização das convenções.
Hoje em Mariana os maiores grupos políticos da cidade realizaram suas convenções. Juliano Duarte foi confirmado candidato a prefeito pelo PSB. Hoje também era esperado a decisão do candidato a prefeito apoiado por Celso Cota, diante do impasse chegaram a levantar a hipótese de Celso buscar a reeleição, mas ainda não foi nada decidido e na convenção do PSB, foram registradas as presenças de candidatos a vereador do PV, Pc do B e do atual vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas (PT).

OURO PRETO
Em Ouro Preto Angelo Oswaldo e Regina Braga cumprem agenda em todos os cantos da cidade, a pergunta é: Como dão conta de tantos compromissos?
Duarte Júnior virou o alvo de todas as atenções. Antes de começar a escrever a coluna de hoje falamos com o pré-candidato, que respondeu dizendo que está aberto ao diálogo com todas as legendas para venceram o prefeito Angelo Oswaldo, que busca a reeleição. Para Duarte será um grande desafio pois seu principal oponente tem a máquina pública em seu favor.
Enquanto o ex-prefeito José Leandro, que presidente o PSDB tenta valorizar o passe da filha para compor com Duarte Júnior…Os bastidores da política ouro-pretana dão conta que outra mulher pode ser a candidata de vice-prefeito na chapa do Republicanos, o MDB poderia indicar a esposa de Júlio Pimenta, Rosilene Rioga, “Teca”, o que seria uma guinada nas eleições. O ex-prefeito Júlio Pimenta anda de vento em popa fazendo seus vídeos e apresentando as situações que precisam ser melhoradas na cidade.
A pressão sobre Zé Leandro deve aumentar, além de Júlio Gori, o único vereador do partido e o mais combativo contra Angelo Oswaldo, tem o empresário Giovanni Mapa, e o ex-vereador Leaonardo Edson Barbosa, “Léo Feijoada”, o qual chegou a ocupar o cargo de prefeito, quando era presidente da Câmara e o José Leandro foi afastado da prefeitura. Léo Feijoada está elegível e pode ser mais uma pedra no caminho, para que o ex-prefeito emplaque sua filha na chapa de Duarte Júnior.

Duarte Júnior deve estar sendo muito “assediado”, ele estaria em segundo nas pesquisas “secretas”, que os partidos têm realizado, o que faz os demais legendas buscarem apoiar sua candidatura. Há 6 dias, em tom de brincadeira ele publicou um vídeo com o empresário proprietário do Baby Lanches dizendo que Baby seria seu vice.
O cenário político estará definido em 9 dias, quando encerra o prazo legal para a realização das convenções. Cenas para os próximos capítulos. Hoje vamos ficando por aqui, semana que vem tem mais um tiquinho de Política!
Por Marcelino de Castro
A coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos em diariodeouropreto.com.br