Ouro Preto – Hoje foi um domingo quente na política ouro-pretana, foram definidos os candidatos dos partidos MDB e PSDB, o cenário está fechado, as chapas estão definidas para as eleições de 6 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Ouro Preto tem 64.522 eleitores aptos a voltarem, que poderão escolher entre 4 candidatos a prefeito e mais e 272 candidatos a vereadores.

Agora o cenário está apresentado com 4 candidatos a prefeito de Ouro Preto, por ordem de convenções partidárias temos: Angelo Oswaldo (PV), Du de Ouro Preto (PSOL), Duarte Júnior (Republicanos) e Júlio Pimenta (MDB). Chegou a hora mais esperada pelo povo, de debater as propostas e decidir em quem votar! Todo mundo gosta de política, e para saciar essa curiosidade de saber o que se passa, vai ai um tiquinho!

Hoje foi o dia em que José Leandro Filho disse publicamente que está foram da política, disse que “está na hora de ir para casa, e eu vou tranquilo sossegado, com muitos amigos, com vocês todos povo de Ouro Preto”. Disse ainda que sente que sua tarefa pública foi importante para a cidade e que “vou morrer sossegado, tranquilo, feliz, realizado”.

Mas antes de ir para casa, se retirando da política, Zé Leandro indicou Denilson Barbeiro a vice-prefeito, para a chapa de Duarte Júnior, causando um racha no partido, que terá a Ata questionada pelo filiado Giovanni Mapa, que contava com os votos da plenária da convenção para ser o indicado. 

Durante a Convenção do PSDB, ao proferir sua indicação (que foi publicada em primeira mão pela Rádio Itatiaia Ouro Preto) Zé Leandro disse que os deixados de lado devem aceitar e somar para que o projeto seja vitorioso, com Denilson Barbeiro, de vice-prefeito na chapa com Duarte Júnior. “Na minha opinião é… Encaixa melhor no projeto. Espero que todos os outros, vou repetir preferidos nessa colocação de pré-candidatos a vice prefeito, aceitem e respeitem e colaborem com a vitória, que vai ser nossa no próximo dia 6 de outubro, sem dúvida nenhuma”, disse Zé Leandro. 

Mas pelo que se viu, acho que um dos pré-candidatos a vice-prefeito, “preterido” não aceitou e não achou que foi o melhor encaixe, pois segundo Giovanni Mapa, seria uma “decisão de gabinete”, a contestação não foi aceita e o nome dele não foi o indicado.

Giovanni Mapa deve ter se arrependido de não ter ido para o Mobiliza, se ele estivesse em outra legenda, poderia ser candidato a prefeito. No PSDB, foi um dos preteridos, juntamente com Léo Feijoada e Júlio Gori. 

A convenção do MDB 

Júlio Pimenta e seus pré-candidatos a vice

O dia foi quente pelando, a cavalgada passou grandiosa pela Barra e Seguiram para o caminho da fábrica.Enquanto na escola Monsenhor João Castilho Barbosa 3 partidos escolhiam seus candidatos a vereador e vice prefeitos. Os partidos indicaram Tico,Geraldo Mendes, Luciene e Júlio Ernesto como candidatos a vice. Os partidos reunirão amanhã para definirem o nome que vai formar chapa com Júlio Pimenta.

As especulações rondavam as convenções dos partidos que apoiam a candidatura de Júlio Pimenta na tentativa de retornar ao paço municipal. Uns diziam que Jaime Fortes tomaria o partido dele, outros diziam que lançaria a esposa como vice de Duarte Júnior, poucos acreditavam que ele seria candidato, diante da rejeição atribuída pela Saneouro ao seu nome. Para a surpresa de todos Júlio PImenta é candidato e quer falar de Saneouro! Ele disse que resolve a Saneouro, e quem deu aumento foi Angelo Oswaldo. 

O Cenário político está completo

Agora o tabuleiro de xadrez das eleições municipais em Ouro Preto está posto. O primeiro a lançar sua pré-candidatura foi Eduardo Evangelista, chamando pelos amigos de Du do Veloso, agora ele expandiu seu terrítoria e é o Du de Ouro Preto! Ele que neste carnaval foi o destaque da Comissão de Frente “da São Cristóvão”, fantasiado como Chico Rei. Agora é candidato pelo PSOL/Rede Sustentabilidade a prefeito de Ouro Preto, tendo como Vice na Chapa Genivaldo Ponte Nova.

Eles contam com o apoio de Bela Gonçalves, deputada estadual, que hoje se tornou candidata a vice prefeita de Belo Horizonte, na chapa do Deputado Federal Rogério Correia (PT). A Deputada federal Célia Xakriabá também esteve presente na convenção do PSOL na quarta feira 31/07. 

O Dú e o Dú!

Du de Ouro Preto acabou por colocar apelido no concorrente, que virou Du de Mariana! Apelido que carrega um pouco de bairrismo, dizendo logo que ele não é de Ouro Preto. Mas para o candidato isso não interfere, pois ele mesmo apresenta suas ações justamente como Prefeito de Mariana, cidade que administrava quando rompeu a barragem de Fundão.

Duarte Júnior abriu mão de ocupar o cargo que ele sempre sonhou no Governo Federal, Secretário Executivo no acompanhamento da repactuação, para se candidatar a prefeito de Ouro Preto. Não acredito que ele seria candidato apenas para testar o eleitorado, acredito que esteja na disputa para vencer.

Duarte Júnior na Tribuna da Câmara dos Deputados

E o povo pergunta como deve estar a relação entre Duarte Júnior e Júlio Pimenta,  já que os dois são compadres. O povo dá conta de tudo, e querem saber também se Júlio e Angelo Oswaldo são realmente brigados. Querem saber ainda se Zé Leandro abriu mão pela saúde, ou se, além da sexta-feira, nos outros dias, ele não vai fazer nada! Outra dúvida é se ele saiu de cena para não ser novamente  “escada” para Angelo Oswaldo polarizar com ele e ganhar as eleições… Querem saber de muitas coisas. 

Na convenção do PSDB, José Leandro disse que Ângelo Oswaldo já saiu perdendo, nestas eleições porque apostava que o candidato ajudaria a dispersar os votos, favorecendo na vitória dele. Ao qual se referiu com o termo “cara”, dizendo que “aquele cara deveria sair da prefeitura”.

Celso Cota nos salvou essa semana com seu facebook, utilizamos essa foto para ilustrarmos a matéria sobre o Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz, o antigo palácio epscopal agora pode ser visitado. Amanhã saberemos se Celso Cota não será mesmo candidato à reeleição.

Hoje vamos ficando por aqui, já são 22h19 minutos, vamos deixar pro próximo domingo, afinal aqui já foi um bom bocado de política! Domingo que vem tem mais.

Por Marcelino de Castro