Ouro Preto – A coluna de hoje vai relembrar alguns momentos da política! Às vezes as pessoas nos perguntam sobre a ex-prefeita, Marisa Xavier e quando ouço a pergunta vem tantas coisas na cabeça. Conheci a prefeita pessoalmente, digamos tête-à-tête, no dia 15 de abril de 2003, em seu gabinete na praça da estação, quando cheguei ela estava em um canto rodeada de jornalistas do Brasil inteiro. Essa é a primeira imagem que tenho da prefeita em minha mente.
Hoje, Marisa apoia a reeleição de Angelo Oswaldo para cumprir seu 5º mandato, mais uma vez disputando o paço com José Leandro Filho, seu eterno concorrente! Mas eis que surge Duarte Júnior, que depois de ter votos para deputado em Ouro Preto, apoiado pelo grupo do prefeito Angelo Oswaldo, se viu cacifado para a disputa da prefeitura, captando o público jovem que perdeu o interesse por Júlio Pimenta, que atendeu essa parcela do eleitorado.
A coluna leva esse nome “Tiquinho de Política”, por irmos administrando as informações aos poucos em doses homeopáticas, até mesmo para ver se o cenários que os políticos estão apregoando são realmente factível, exequível, realizável, para ser bem claro. E hoje, ao olhar para limpar o cartão da câmara, deparei-me com ela, Marisa Xavier sorridente ao lado de Angelo Oswaldo em Antônio Pereira, durante evento de assinatura de termo de doação de recursos da Vale para o município de Ouro Preto, reformar a quadra de esportes do residencial Antônio Pereira (antiga Vila Samarco), justamente num dia 16 de fevereiro!
Quando vi a foto pensei, estive com Marisa num dia 16 de fevereiro? Dia do repórter! Uai! Esse trem tá interessante pra um Tiquinho de Política! Ainda mais que nossa personagem, gosta também de falar meio cantadinho, cadenciado e melódico no mineirês. Mas a coincidência observada hoje, que 20 anos depois do trágico incêndio do Pilão encontrava com a prefeita da época, justamente no dia do repórter, função que exercia ao conhecê-la.
Lá em Antônio Pereira, disse a Marisa alguns episódios de seu mandato, como a comemoração dos 80 anos da visita dos modernistas a Ouro Preto, que foi tema do Festival de Inverno, que contou com os préstimos da recém criada MultiCultral Produções Artísticas, empresa Júnior da Ufop, responsável por diversas atrações, inclusive com a “Trupe dos Modernistas”, teve muito ao vivo na Globo! Falei desse assunto, pelo fato do prefeito Angelo fazer essa lembrança dos centenário na visita, durante o Carnaval. Conversa vai, conversa vem, eu falei: “ô Marisa faz uma foto comigo!” Ela rapidamente disse não e quis tratar de sair, mas eu imediatamente mudei de assunto para prosearmos mais um tiquinho e deu certo, pelo menos nesse encontro ela não saiu apavorada com o repórter.
Marisa não teve muito sossego em seu mandato com os repórteres, sem falar nos radialistas, então não queria que esse encontro em Antônio Pereira revivesse aqueles estresses de 20 anos atrás. Mas também não tinha comentado esse assunto aqui na Coluna.
No dia 12 de abril, lembrei ao prefeito de Mariana, que há 20 anos ele chegava na praça Tiradentes com o caminhão pipa para debelar o incêndio do Pilão, aclamado pelo povo que lotava a praça. Ele hoje está em busca de sua reeleição, provavelmente disputará a prefeitura com Juliano Gonçalves, irmão de Duarte Júnior contra Angelo Oswaldo, apoiado por Marisa Xavier.
Será que Marisa sofria misoginia? Penou com a oposição que teve, em uma das câmaras mais bélicas desde quando cubro a política ouro-pretana. Ela sofreu na mão daqueles que a colocaram na prefeitura, pois não concordavam com os rumos que ela dava para a cidade.
Teve um dia que Marisa teve seu mandato cassado pela Câmara, e foi por um dia, depois ela conseguiu reverter, e justamente neste dia estava em visita oficial ao município o Ministro de Estado da Cultura, Gilberto Passos Gil Moreira, ele mesmo, Gilberto Gil, em pessoa, alí no Museu da Inconfidência, vendo a exposição, pois não havia segurança jurídica para conversar nem com Marisa nem com João Bosco Perdigão, que estava na Casa de Gonzaga. Acho que quem gostou mais desse episódio fui eu, (que já tinha tiedado o cantor e estado com ele em seu camarim, anos antes num festival de inverno de Itabira) de repente o ministro Gil na minha frente sozinho, contemplando o barroco mineiro!
Acho que ele também gostou de minha presença, conversamos sobre o disco “Tropicália Panis et Circenses”, com “Miserere Nobis”, “Geléia Geral”, sem falar de Rita Lee cantando “Bat Macumba”, álbum que é um divisor de águas da nossa estética tupiniquim, que tem como sua última faixa o “Hino ao Senhor do Bonfim”, encerrando o disco pedindo a “Graça Divina da Justiça e da Concórdia”, LP lançado em 1968, um dos anos mais duros da Ditadura Militar, iniciada em 64. Gilberto Gil não falou nem com Marisa nem com Perdigão, mas me deu muita atenção.
A presença de Marisa na política de hoje se deve ao fato da lembrança de muitas mães, que viam seus filhos recebendo mais refeições na escola. Essas crianças, hoje estão com 25 e 35 anos, mais ou menos, já votam e claro que pedido de mãe filho não nega… Uma teoria aventada é que na impossibilidade de Angelo Oswaldo e Regina não puderem concorrer ao posto, a tarefa ficaria para Marisa! Vai saber.
Queiram ou não queiram, Marisa é a primeira mulher a assumir o executivo ouro-pretano, como frisou Regina Braga no lançamento de sua pré-candidatura. Se Marisa foi vítima de misoginia, só o tempo dirá. Pelo sim, pelo não, ela está na política e ainda tem seus votos.
Duarte Júnior no XV
Nesta segunda-feira, às 19 horas, quem estará lançando sua pré-candidatura para prefeito de Ouro Preto é Duarte Júnior, no XV de Novembro, com direito a presença do Senador Cleitinho e de deputados federais. Conheci Duarte Júnior, quando ele era candidato a vice-prefeito na chapa de João Ramos, mas não lembro quando foi isso. Ele era prefeito quando rompeu a barragem de Fundão e se consolidou como lider em busca da reparação, liderança que se reverteu em votos para a Câmara dos Deputados, onde representa Minas Gerais, pelo Republicanos.
Por hoje ficamos por aqui, semana que vem tem mais um tiquinho de política!
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos em diariodeouropreto.com.br