Mariana foi sacudida na sexta-feira,7/06, com a veiculação do vídeo de Celso Cota, em sua casa, anunciando que não será candidato a reeleição, encerrando sua passagem pela vida pública em 31 de dezembro. 

Celso Cota informou ao povo de Mariana que apesar do diagnóstico apresentado, como  princípio de Parkinson, mas que isso não interfere em sua capacidade de gestão. que apesar de mudanças em sua feição e em sua fala mais lenta, seu raciocínio continua ágil. “meu raciocínio continua galopante, criativo”. 

Em seu vídeo destacou que seus concorrentes têm feito falas maldosas, em busca de denegrir sua capacidade de gestão. Ele relembrou a passagem pelas associações de municípios, que sempre trabalhou em políticas públicas que pudessem valorizar e promover a vida humana em Mariana. Como a construção das unidades básicas de saúde na sede e nos distritos, o calendário cultural, os investimentos no esporte e na habitação. Celso Cota cumpre seu quarto mandato.

“Minha gente, tudo na vida tem um tempo,  tudo na vida tem um tempo de começar, um tempo de viver e o tempo também de entender que chega um momento que a gente precisa também de encerrar. Então devido a todas essas questões que eu coloquei em relação a minha saúde, que graças a Deus não tem dificultado e nem me impedido de fazer essa gestão firme que eu estou fazendo, mas é hora de perceber que a gente precisa de um cuidado maior, pessoalmente falando, então diante de tudo isso, eu quero dizer a vocês que não disputarei as eleições em 2024, mas continuo prefeito até dia 31 de dezembro de 2024 e continuo comprometido com aquilo que me fez ir  até a porta de cada um de vocês, que eu sentimento de amor a esse povo a essa gente a essa cidade”.

A divulgação do vídeo gerou imediatas reações, o primeiro a se manifestar foi o ex-prefeito de Mariana, deputado federal e pré-candidato a Prefeito de Ouro Preto, Duarte Júnior, (republicanos) que gravou a seguinte mensagem em respeito a pessoa do Celso:

“Tem uma história de contribuição com a cidade Mariana e com o Estado de Minas Gerais, mas principalmente desejar a ele a recuperação plena da saúde. A família é o principal esteio que a gente tem momentos como esse, sei da união que existe na família em volta dele, o amor que ali existe. Então a política é momento, a gente é adversário político, mas sempre desejei o bem, a saúde e sempre tive um respeito enorme por todos os seus familiares. Então Celso, a sua história sempre será respeitada por nossa família, que Deus te abençoe, que você possa conseguir a plena recuperação e possa administrar Mariana com a sabedoria que essa cidade tão importante para Minas Gerais e para todos nós representa. Um abraço e que Deus te abençoe que o Espírito Santo esteja em sua família”.

Quem também se manifestou na sexta-feira em solidariedade foi o deputado estadual, Leleco Pimentel (PT): “É tempo de esperança, solidariedade e coragem para liderar um projeto político de justiça social em Mariana. Nossa solidariedade ao Celso Cota é sinal de compromisso com o povo […] Manifestamos também nossa solidariedade ao Celso e familiares para os cuidados com a saúde, ao mesmo tempo que nos colocamos em sinal de respeito e alteridade diante de tão corajosa e madura decisão de desprendimento”.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, também se manifestou em sua rede social: “A nossa solidariedade a Celso cota neste momento em que anuncia a sua não candidatura à reeleição, nós temos a certeza de que Celso Costa encerra com brilhantismo essa trajetória, mas será sempre uma presença marcante na política em Minas Gerais e no Brasil”. 

Inauguração da Capela de Santo Antônio

Após a inauguração da Capela de Santo Antônio, em abril, brinquei com o prefeito dizendo “vote em mim”, como faço com todos os políticos. A sua resposta foi uma surpresa: “Vamos ver o que vou dizer nas eleições”. Quando assisti ao vídeo, entendi que ele já estava antecipando a informação. 

A saída de Celso Cota do páreo, deixou muito eleitores tristes, pois já contavam com sua reeleição para um mandato completo, depois de uma luta judicial para assumir a prefeitura. O anúncio pegou de surpresa muita gente, inclusive quem está do lado dele. Agora basta saber quem será o indicado do prefeito para sucedê-lo. 

Celso Cota e o incêndio do Pilão

A primera vez que vi o prefeito de Mariana, foi no dia 14 de abril de 2003, ele cumpria seu 1º mandato, chegou na noite daquela noite no caminhão pipa da prefeitura, para ajudar a debelar o incêndio que já estava em grandes proporções. Celso foi ovacionado pela multidão que acompanhava atônica o sinistro que poderia corroer a rua do ouvidor, pela falta de água nos hidrantes.

E por falar em hidrantes, a situação foi apresentada pelo comandante do Corpo de Bombeiros em ofício enviado como resposta ao vereador Júlio Gori, apenas 5 estão em situação adequada. Há um projeto parado de instalação de 66 hidrantes. 

Enquanto isso em Ouro Preto… Duarte Júnior segue firme em sua pré-campanha

Enquanto isso em Ouro Preto, Duarte Júnior cumpriu agenda de pré-candidato neste domingo, 9/06, em Ouro Preto, jogando bola no campo do Padre Faria, (mesmo com o frio), foi também aos distritos de Lavras Novas, onde reuniu com lideranças, passou na chapada almoçou e foi para Santa Rita de Ouro Preto, encerrando o domingo no bairro São Cristóvão, no Arraiá da Acadêmicos de São Cristóvão.

Confira as capas do diário de Ouro Preto dos dias 19 e 20 de janeiro de 2005 quando Celso Cota assumiu a presidencia da Associção de Municípios Mineiros

Por Marcelino de Castro