Ouro Preto – Nada melhor que uma votação importante para que todos afinem seus discursos. A reunião da Câmara desta quinta-feira, 7/03, estava em clima aquecido. Depois de muita briga, acusações e bate rebate, durante a discussão da representação para a Arisb, todos os vereadores votaram para que a Arisp suspenda a cobrança de taxas consideradas “indevidas” de disponibilidade de água e de esgoto, que compõem a fatura de água.

Em Outubro, saberemos quem será eliminado e quem fica na Casa Legislativa ouro-pretana, que tem muitas câmeras e duas entradas ao vivo por semana, com direito a muito sincerão.

Na quinta-feira a Câmara pegou fogo. O clima não refrescou e pelo jeito tinha tudo para continuar o bate rebate. Assim, mesmo debaixo de chuva de verão do meio dia subia para Câmara. 

Vamos lá, na verdade essa confusão de ontem foi pra apagar, a confusão da semana passada, enquanto o circo pegava fogo, o palhaço de boa vontade, coitado, achando que era água, já ia levando os galões de gasolina.

Aparentemente os vereadores geram mais notícias nas quintas do que na terça-feira. Será que a ideia deles é ter assunto pra sair no jornal, seja neste ou no do concorrente?

Acho que dessa vez foi a reprimenda do prefeito mesmo. Os vereadores da base subiram o tom pra Júlio Gori, que pediu desculpas a todos os vereadores nominalmente. Com os olhos marejados. Depois de ter quebrado o pau com os coleguinhas.  Lilian França disse que se deu de presente a representação contra ele. Mesmo assim, Júlio pediu desculpas a Lílian. Mas em sua palavra de orador respondeu novamente aos colegas de parlamento e afirmou que se Júlio Pimenta estiver com Zé Leandro, Júlio Gori  não terá mais acordo com ele.

Outro embate oposição versus governo foi travado pelo vereador Luciano, na tentativa de convocar o secretário de Cultura para  prestar contas do carnaval, o qual ele classificou de fraco. Luciano afirmou que o secretário está sendo blindado pela base do governo, que acordou determinada ontem.

A reprimenda

Dizem que o prefeito cobrou os vereadores por não tê- lo defendido durante as discussões contra o governo, no acendimento das luzes do auto-parque da Bauxita. Perguntado ontem sem enquadrou certo vereador da base, que fica atiçando os coleguinhas… Angelo Oswaldo se esquivou. 

Perguntei ao vereador Vantuir se ele é o líder do governo, respondeu que não.

Ontem teve muito embate, e muita defesa, mas o Júlio Gori teve muitos contra ele de uma vez só. Vantuir, Sandrinho, Vander Leitoa, Lilian França.

Programa de Aceleração do Crescimento – PAC

O deputado Leleco está comemorando que Itabirito foi contemplada com uma Unidade Básica de Saúde – UBS – Porte IV. Já o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, esteve com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradecendo as obras contempladas em Mariana, como o restauro da Igreja do Rosário em Santa Rita Durão. Ele também convidou o ministro e o presidente Lula para visitarem a cidade no Dia de Minas, além de fazer mais pedidos de investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento.

Duarte Júnior na Barra

Nesta segunda-feira, 11/03, o deputado Federal Duarte Júnior estará realizando um evento de filiação e diálogo político em Ouro Preto. O encontro será na Rua dos Inconfidentes nº 99, Barra. Duarte Júnior disse e repetiu que “vai participar das eleições de Ouro Preto”, formando um grupo forte, mesmo que não seja candidato a prefeito. A presença de Duarte Júnior deve assombrar o governo mais do que Júlio Pimenta.

Júlio Pimenta no XV de Novembro

No dia 15, no clube XV de Novembro a Frente Popular por Ouro Preto Melhor às 19 horas. O encontro reunirá representantes de 7 partidos que foram o grupo, sendo eles o MDB, presidido por Júlio Pimenta, o PDT, PL, Mobiliza, Cidadania, Podemos e União Brasil.

Du do Veloso

O pré-candidato a prefeito Eduardo Evangelista, Du do Veloso, (Psol) que foi o primeiro pré-cadidatos a se lançar, pode ter o apoio do ex-secretário de Educação, Rogério Fernandes (Rede Sustentabilide) compondo sua chapa, é o que defende os aliados de Rogério Fernandes. Os dois juntos somam 11% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa contratada pelo diário de Ouro Preto em dezembro de 2023.

Prazos

O cenário político irá ganhar forma com a chegada do prazo de descompatibilização, ou seja, quem ocupa cargos de secretários e se quiserem ser candiatos tem que deixar os cargos, já já, no começo de abril, dia 2/04, saberemos quem vai sair.

O governo Municipal está igual a morador de área de risco, de olho nas trincas e rachaduras. Além das brigas internas, o grupo que governa a cidade agora deverá estar atento aos movimentos que começam amanhã com a captação de candidatos a vereador por Duarte Júnior. E no BBB da política saberemos em outobro quem serão os eleiminados.

Por Marcelino de Castro
A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br