Ouro Preto – A manchete da edição de sexta-feira, 24/11, tomou de surpresa os leitores, umas davam graças a Deus, outros duvidavam e ainda tiveram os outros disseram que só acreditam vendo. Claro que muitos acreditam que é uma estratégia eleitoral, até achavam que o jornal era da prefeitura! O jornal é uma empresa privada que tem como meta entregar noticiário exclusivo, como foi manchete da edição 1.444: “Lei Orçamentária Anual prevê recursos para subsídiar as contas da Saneouro”.
Nunca foi tão fácil entregar um jornal na história de Ouro Preto! Mesmo com as pancadas de chuva, que interrompeu a distribuição na sede, a circulação prosseguiu alcançando os distritos, por exemplo, Santo Antônio do Leite, que foi dono da contracapa com a manchete “Minas Gerais recebe secretários estaduais de Educação de todo país”, o encontro foi no leite.
A distribuição de um jornal é o olho no olho, as pessoas querem adiantemos um pouco do conteúdo, geralmente é destacada a manchete, e as reações são espontâneas. Dentre as frases mais ouvidas estava: “Ah Duvido!”
Podemos destacar também as frases de alegria, como as “Graças a Deus”, por haver uma esperança diante do preço cobrado… Outros já xingaram mesmo, diziam que é a proximidade das eleições, que era uma estratégia por não ter conseguido tirar a Saneouro. Tinham aqueles que comemoravam por ser a favor do prefeito, tiveram os que detestaram por ser contra o prefeito, esse último grupo é maior, mas se divide em vários pré-candidatos. Mas todo mundo quer ver o subsídio!
Com tanto assunto de eleição na cabeça, é quase uma pesquisa eleitoral! Já foi absorvido no comentário a canetada do Zé Leandro, as reuniões do Júlio Pimenta, a chegada de Duarte Júnior no páreo muito bem cotado e até a aparição da Mina do Veloso, um super marketing Eduardo Evangelista, o “Du do Veloso”. Até pesquisas contratadas para sondar novos nomes como Júlio Gori, Giovanni Mapa tivemos acesso. Uma leitora de Glaura, garantiu que Marisa disse a ela que apenas apoiará Angelo Oswaldo… Cenas para os próximos capítulos!
A cidade está em polvorosa. Acho também vou contratar uma pesquisa eleitoral, para entender esse assunto! Só falta vender as quotas de patrocínio! Mas será uma manchete quente pelando!
Zema e o Lula: O dia de povo!
O Governnador de Minas Gerais acabou sendo flagrado tentando conversar com Lula sobre a Dívida de Minas, após o presidente da Assembléia, Tadeu Martins se reunir com com o presidente ao lado de Rodrigo Pacheco que preside o Senado e com Alexandre Silveira, ex-senador e Ministro de Minas e Energia, na semana Passada.
Acontece que Zema foi para Brasilia e tentou falar com Lula num evento. Igual nós femos quando queremos chegar perto das autoridades (aulas de Efigênia Carabina), podemos dizer que Zema teve seu dia de povo, acabou sendo deixado de lado por Lula, que o cumprimentou e voltou para o dispositivo oficial, indo realizar sua solenidade referente a Semana da Consciência Negra.
Tadinho do Zema, deve ter se sentido como Tiquinho Mateus, deixado no vácuo por ele em Mariana, o vereador em exercício apenas reivindicava que o governador estivesse na Primaz das Minas Gerais, no “Dia de Minas”. Agora imagina ser deixado no vácuo, pelo seu maior credor? Não queria ser o Zema, mesmo sabendo que a dívida é nossa. Minha opinião sobre isso é a Lei Kandir, que colocou o estado nessa situação.
Então Zema teve seu dia de povo, pedindo favor pra político que o deixou apenas o tapinha nas costas! Agora quero ver como fica a oposição ao Governador na ALMG, todo PT, como vão defender a Federalização da CEMIG, Copasa etc? Abrindo mão da Constituição do Estado só pq o acordo é com o Governo do Partido deles? Chegou a hora da onça beber água.
E quem já está se pronunciando cotra a Federalização da Cemig é Aécio Neves. Agora ficou ruim pro Zema mesmo, quando acha uma alternativa para se livrar da dívida aparece o ex-governador,(que mandou fazer a sala que ele ocupa hoje), dizendo que é contrário. Tadinho do Zema, o ex-governador, não gostou, enquanto Itamar Franco, visionário, já sabia do perigo e salvou as estatais com o dispositivo constitucional. Cenas para os próximos capítulos.
Para ficar mais difícil pro Zema, Rogério Correia é pré-candidato a Prefeito de Belo Horizonte. Imagina Zema tendo que “aturar” Rogério Correia no pé dele… como prefeito de Belo Horizonte, igual fica no pé da Vale, igual ficou na CPMI do 8 de janeiro… Zema já tem de brinde do PT, no encalço dele Beatriz Cerqueira e o piso da Educação, tem Leleco e a MG 129, tem Macaé, tem Andéria, Cristiano… Além do Tiquinho Mateus, que não esqueceu a desfeita sofrida como vereador, cargo que honrou com afinco, sabendo que poderia deixar o posto a qualquer momento, sendo suplente.
Por Marcelino de Castro