Ouro Preto – A Saneouro acabou sendo a manchete da primeira edição do diário de Ouro Preto nesta sexta-feira, 5/01, “SUBSÍDIO: CONTAS DA SANEOURO JÁ ESTÃO SENDO EMITIDAS COM A NOVA TARIFA TARIFÁRIA”, rapidinho eram distribuídos os jornais pelas ruas em que os entregadores chegavam, proporcionando uma difusão maior. Todo mundo queria saber sobre a nova estrutura tarifária, um exemplo com o cálculo permite aos leitores simularem seus próprios valores.

A questão da água na cidade desperta todos os tipos de humores, a insatisfação é grande. A Saneouro é um assunto que une Jacubas e Mocotós, Santaritenses e cachoeirenses! Assim não havia como escapar do assunto, com a declaração do prefeito às 21h do primeiro dia útil do ano, dizendo que estava garantido 42% de desconto sobre o valor da atual tarifa de água.

Para se consolidar como manchete da primeira edição do ano, a pauta da Saneouro ganhava outro elemento, as contas emitidas a partir da quinta-feira, 4/01, já estariam com novos valores. Também concorria ao posto de manchete, a pauta sobre a implantação da escola de tempo integral em todas as escolas municipais, em Mariana, conteúdo que emplacou a contra-capa. Para ilustrar a capa, uma imagem com dia ensolarado a foto de Ane Souz convidando para a Festa do Reinado, pelo visto deu sorte, hoje não choveu na abertura.

A notícia do subsídio causou diversas reações dos que comemoraram até os que desejam a saída da empresa da cidade. Surpresa dos leitores foi geral. Os quais ao assimilarem a informação, já esbravejava alguma coisa mais ou menos neste sentido: “Vieram com isso por causa da política!”, alguns mais exaltados na raiva de saber quanto estava vindo a fatura do mês, diz: “eles vão dar mais dinheiro pra Saneouro, do que de desconto pra gente”, reclamou um senhor no Veloso.

Leleco para prefeito de Ouro Preto?

A notícia do subsídio, claro, levanta a lebre das eleições municipais. Entre os comentários que ouvimos durante a distribuição do jornal sobre as intenções de votos, foram direcionadas ao Eduardo Evangelista e ao deputado estadual Leleco Pimentel. 

Leleco foi votado em mais de 600 municípios e, ao meu ver, pode ser uma alternativa para a federação PT, PV e PcdoB, caso Angelo Oswaldo não concorra à reeleição. Leleco é o nome mais forte do grupo, apesar de ser questionado sobre a possibilidade, não confirma a possibilidade e também não nega.

Como a Assembléia está em recesso, Leleco está em Ouro Preto, além de reuniões em seu escritório na Bauxita, onde registramos uma reunião na sexta-feira, 5/01, durante a distribuição do jornal, com os secretários de Governo Yuri Assunção (PT) e Chiquinho de Assis presidente do PV.

Neste domingo 7/01, Leleco participou da abertura da festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, ao lado da colega de bancada do PT na Assembleia, deputada Andréia de Jesus. Ela pretende que o governo de Minas apoie as manifestações como a que assistiu hoje.
Andréia quer que a Secretaria de Cultura e Turismo financie as ações populares das guardas de Congo e as Marujadas.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/andreia_video.mp4

Chiquinho de Assis e o diretório do PV

Encontramos com o secretário de Meio Ambiente no escritório do deputado Leleco Pimentel, na sexta-feira, 5/01, ele explicou que em todos os municípios brasileiros o PV tem apenas comissões provisórias, mas que o partido está em dia e assim que encerrar o recesso do TRE, a situação do partido será regularizada. Na semana passada falamos aqui na coluna sobre a situação dos partidos na cidade. 

Júlio Gori não tira férias?

O vereador Júlio Gori está trabalhando, soubemos de uma servidora da Câmara que mesmo com o recesso parlamentar, o vereador tem ido trabalhar. Entre suas tarefas estão o acompanhamento de suas denúncias realizadas nos órgãos de fiscalização como Ministério Público e Tribunal de Contas. 

Geovanni Mapa é pré-candidato a prefeito de Ouro Preto

O empresário Geovanni Mapa está em ritmo eleitoral. Ele afirmou nesta quinta-feira, 4/01, que é pré-candidato a prefeito, pois segundo ele, a cidade precisa de outras opções para o pleito. Antenado, Geovanni e seu grupo estão de olho nas pesquisas eleitorais para entender a população. Eles se preparam para formação de chapa de vereadores e de prefeito. Ele só não contou em qual partido seguirá. 

Celso Cota e a Escola de tempo integral em Mariana

O prefeito Celso Cota está feliz por ter implantado a escola de tempo integral em todas as escolas municipais de Mariana, a lei foi sancionada na última quinta-feira 4/01, e divulgada em primeira mão na edição 1448 do diário de Ouro Preto desta sexta-feira, 5/01. 

Encerramos a coluna Tiquinho de Política de hoje desejando que seja bem vindo o ano de 2024, quando a população é convocada a opinar sobre os rumos de seus respectivos municípios. Que a Saúde, as alegrias, a prosperidade e a paz sejam nossas companheiras neste ano novo que se inicia. 

Por Marcelino de Castro

A Coluna Tiquinho de Política é publicada aos domingos em diariodeouropreto.com.br