Ouro Preto – As aulas da Ufop retornam nesta segunda-feira, 15/01, o movimento dos estudantes chegando já anima a cidade, que esteve com as noites silenciosas, sem nenhuma festa em república. Amanhã já teremos a fila de carona, os taxis lotação e os aplicativos com mais clientes, mais serviços de entrega para os motoboys. Na greve de 2005, o impacto da ausência dos estudantes na cidade tirou do comércio cerca de R$ 2,1 milhões. Tivemos vereadores e prefeito no Reinado. Celso Cota terá quase R$ 1 bilhão em 2024 e manterá o programa Tarifa Zero.
Domingo festivo com o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, subindo e descendo ladeiras do padre Faria até o outro lado da serra, no bairro do Antônio Dias, onde foram saldar as forças de Chico Rei. O 14 de janeiro está diferente, o fluxo deste domingo não é a partida! É a chegada, já temos moradores das repúblicas já podem ser observados caminhando para a cidade. Também vimos pais entregando sua filha em uma república e muitos estudantes de malas pesadas chegando.
Fé e Política
Hoje pela manhã encontramos o vereador Kuruzu na festa do Reinado, lá no Padre Faria, depois pensando na situação tem razão de Kuruzu estar lá, a pauta dele é de Moradia, tem que rezar pra Santa Efigênia mesmo. Agora só não sei se pediu alguma coisa. Mas que tava lá tava. Luiz Gonzaga do Morro também estava. Chiquinho de Assis ajudou a organizar o trânsito na terceira.
A subida do cortejo foi transmitida pelo perfil @jornaldiariodeouropreto, um trecho para registrar momento tão singular, com tempo esse mormaço tropical de altitude que faz agora. Foram 25 grupos participantes.
A deputada Andréia de Jesus quer que a Secretaria de Estado da Cultura financie o evento. No domingo dia 5/01, ela participou da abertura da programação.
O reinado é uma festividade que merece mesmo apoio, além de agregar participantes de várias regiões mineiras, relembrar a memória de Chico Rei é a primeira oportunidade do ano de ter uma atividade de turismo religioso genuinamente ouro Pretano. Ainda é com muita lutar, amor e determinação que os anfitriões a comunidade que acolhe o evento sendo voluntário. Com grande esforço que colocam nas ruas um dos eventos mais lindos de se assistir, enquanto lá em cima da igreja de Santa Efigênia desciam os grupos, no adro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição os grupos já seguiam para a mina do Chico Rei.
Tivemos bastante cobertura áudiovisual, os principiantes passando na frente dos outros fotógrafos… Os veteranos respeitando a vez do coleguinha! Rsrsrs
Cobrei do filho do professor Rogério Fernandes a presença dele na janela como pré candidato a prefeito, afinal de contas a gente sabe que o sonho de muitos candidatos à prefeitura é a procissão passar na porta da casa deles antes da eleição! Aí é muita sorte! Maior que carregar o Pálio do domingo de Páscoa! Rsrsrsrs
À tarde encontramos com um grupo da cidade de Vitória da Conquista, que seguirão para Aparecida do Norte, fizeram uma parada no caminho para conhecerem Ouro Preto, o turismo está aquecido.
Contagem regressiva para o Carnaval
Faltam 26 dias para que o Bloco Vermelho i Branco inicie sua trajetória no carnaval 2024, abrindo juntamente com o bloco “Libertas que será Tão Bão” a folia na cidade. Hoje o Zé Pereira vai subir para Praça Tiradentes às 18h.
Daqui a pouco teremos uma grande estrutura montada pelos estudantes no campo da água limpa, apesar do impacto aos vizinhos, foi uma alternativa interessante. A produção deveria dialogar com os vizinhos que se sentem atingidos propondo uma hospedagem em pouso mais silencioso, uma sugestão.
A chegada do carnaval de Belo Horizonte no “mercado” reduziu o fluxo de pessoas em Ouro Preto. Ano passado podemos observar no show da Ludmila que muitas ruas do centro tiveram o movimento ampliado com a dispersão do bloco do Caixão. Apesar de sofrer muitas críticas de moradores insatisfeitos de serem vizinhos do local do evento, temos que afirmar que sem a realização da Liga dos Blocos a cidade teria menos turistas que de costume.
E o palco?
Será que a prefeitura protocolou o projeto dentro do prazo de 45 dias que o IPHAN determina para apreciar o projeto? Espero que sim, imagine um Juiz Federal no meio do carnaval tendo que proferir sentença para desmontar estruturas como foi no show do Dilsinho. Ele deve ficar muito bravo. Deve até querer saber o nome de quem não protocolou na data certa! rsrsrs
O ano vai começar mais cedo! Afinal no Brasil o carro só anda depois do Carnaval, então vamos a edição 2024. Confesso que mesmo vacinado tenho receio. Depois de grandes aglomerações a COVID tem crescido. Então quem não tomou a vacina ou não reforçou a dose BI valente, ainda dá tempo de se imunizar, a cidade recebe fluxo de vários lugares.
Duarte Júnior em busca de apoio para chegar á prefeitura de Ouro Preto
Dizem por aí…Nos bastidores da política que a presença do ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior nas eleições de Ouro Preto é pra valer, e que já está buscando apoio entre deputados estaduais inclusive da federação que apoia o prefeito Angelo Oswaldo. Enquanto isso em Mariana, Celso Cota prorroga a vigência do programa tarifa zero e quer mais audiências públicas com os usuários.
Trânsito Pesado em Mariana Celso Cota lança obra durante audiência pública do Tarifa Zero
Celso Cota quer tirar as carretas de Mariana através de uma alça que desviará o trânsito na altura do bairro Gogô, na MG 129, até passagem de Mariana, passando pelo Rosário e Santo Antônio. Celso quer utilizar o terreno para implantação de empresas e moradias.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é veicula aos domingos em diariodeouropreto.com.br