Tiradentes – A coluna de hoje escrevemos desta cidade que compartilha do mesmo fluxo de turistas com Ouro Preto e se tornou referência nos lançamentos comerciais da indústria do audiovisual nacional. Ontem estivemos com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes e o Procurador Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, no Fórum Tiradentes – Encontros do Audiovisual Brasileiro. A Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia participou do cortejo de abertura da Mostra de Cinema, com a presença do Manteiguinha. Neste domingo 21/01, A guarda participou do Reinado em Conselheiro Lafaiete.
Como todos estão lançados para concorrer ao paço Municipal, vamos falar dele Joaquim Roberto Gomes Batista, guia de turismo há 50, que encontramos ontem dentre os participantes da Guarda de Moçambique, ele, Manteiguinha, dono do bordão “Ouro Preto tem jeito, Manteiga pra Prefeito”, que concorda com a necessidade de se melhorar as placas de acesso entre as duas cidades históricas.
Da cidade de Tiradentes para a praça Tiradentes, a Universo Produção realiza dois eventos indutores a Mostra de Cinema de Tiradentes e a CineOP, que é um evento fixo, consolidado na sazonalidade da grade de programação cultural de Ouro Preto, que este ano tem novamente a Casa da Ópera reaberta para os espetáculos, ampliando a capacidade de realização de eventos. Um dos shows que espero ver lá é o MPB4, do nosso colunista Aquiles Riques Reis, que publica todas as terças a sua “Coluna Musical do Aquiles”, aqui no diariodeouropreto.com.br.
Na sexta-feira encontrei com duas turistas paulistas pedindo informação no Antônio Dias, praticamente na porta da professora Deolinda, ontem encontrei as duas em Tiradentes, foi aí que comecei a pensar sobre as duas cidades.
A situação da estrada foi reconhecida até pelo Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, na tarde deste sábado, 20/01, antes da abertura do painel que participou da Mostra de Tiradentes, conversamos sobre o acesso. Claro, perguntei se havia recebido em seu gabinete, os exemplares da edição do dia 12/01, tendo de manchete de capa a liberação de R$ 5 milhões para a estrada de Engenheiro Correa até o Leite. O Dr. Jarbas confirmou que sim, recebeu os exemplares, parabéns ao entregador!
Quando falei sobre a dificuldade de se desvencilhar da falta de placar turísticas em Ouro Branco que instrua o turista de primeira viagem complica! Além do mato que tampa muitas placas existentes. O Dr. Jarbas concordou.
Entre Ouro Preto e Tiradentes, Zema tem Leleco, Padre João, Cristiano Silveira e Reginaldo Lopes
As estradas entre a cidade de Tiradentes e a Praça Tiradentes são do Zema! E neste trecho temos muitos deputados como o Cristiano Silveira presidente do PT em Minas Gerais, que é conterrâneo do Reginaldo Lopes, também de São João del Rei, deputado Federal que participou ativamente da reforma tributária, temos em Ouro Branco a jornada sacerdotal do deputado Padre João, que sempre passa por lá. E em Ouro Preto Leleco, que foi rezar pra Santa Efigênia junto com Andréia de Jesus, estão cheio de gás para lembrar o governador da conservação das estradas.
Rio de Janeiro, Tiradentes, Ouro Preto, Confins. Trajeto feito assim ou vice-versa. O eixo que precisa sem encarado com atenção pelo governo. Além de manter a cadeia produtiva nas cidade do trajeto, especialmente as pequenas, como Lagoa Doura e o seu rocambole, esse fluxo passa em Cachoeira do Campo com seu artesanato na beira da estrada, mais uma oportunidade antes do aeroporto, e até o chofer é da região.
A cidade de Tiradentes recebe Grande público pela perenidade e qualidade dos produtos indutores que são ofertados gratuitamente como a 27ª Mostra de Cinema por meio da Lei Rouanet, apelido dado à Lei Federal de Incentivo à Cultura, devido ao trabalho de Sérgio Paulo Rouanet, responsável pela criação da lei. Ele morou em Tiradentes, tendo sua casa preservada.
A Cultura e a sua lei de Incentivo
As cidades mineradoras e turísticas precisam compreender a Lei Rouanet, para que evitem desembolsar a Fonte 100 (recursos próprios), com metas que podem ser realizadas com recursos incentivados pela federal de incentivo à cultura, a Lei Rouanet. Os municípios podem apresentar seus projetos e assim como a Universo Produção ocupa o mês de junho com sua programação da Cineop, a Prefeitura pode ocupar os meses que não existem eventos indutores, auxiliando assim na manutenção do fluxo de turistas. Fica a dica!
A Ministra Cantora e o Procurador Folião
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da abertura do Fórum Tiradentes, neste sábado,20/01, e encheu de esperança os artistas e os realizadores do audiovisual. Ela estava no dispositivo principal ao lado do Procurador Geral, Jarbas Soares Júnior, que descontraiu durante seu discurso. Ele disse que já contratou a Ministra para um show, durante um congresso de procuradores em Salvador e que ela colocou todo mundo pra pular.
Margareth Menezes respondeu, ao final de seu discurso, ao procurador, sobre sua afirmativa do show em Salvador. Ela disse ao Dr. Jarbas, que quando deixar o Ministério da Cultura, ele pode contratá-la novamente. Levando a platéia às gargalhadas.
A Mostra de Cinema de Tiradentes é um evento indutor e referência no audiovisual ao pondo de ter lado a lado as maiores autoridades em seus respectivos postos como a Ministra da Cultura, o procurador Geral de Justiça, o Embaixador da França tratando de audiovisual, do produto nacional, da cadeia produtiva significativa no PIB brasileiro. Parabéns Raquel Hallak por toda sua sinergia!
Pimenta em Tiradentes
Estava pensando que a pauta da semana poderia ter sido alguma informação que conseguisse obter da Ministra em relação ao Patrimônio de Ouro Preto, aí após o Fórum Tiradentes, encontro com o pré-candidato a prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, acompanhado de sua esposa, passeando na tarde de verão. Ou seja, não deu para fugir da política!
Júlio Gori e o Ministério Público
O vereador que não tira férias, esteve semana passada em reunião com os promotores da Comarca de Ouro Preto apresentando denúncias com a prefeitura, uma delas é a cessão da Fábrica de Tecidos para a Gorceix, projeto de Lei que ele tirou de pauta na última reunião de 2023. Cenas para os próximos capítulos, vamos ver o que vem por aí.
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br
Leia também: