Ouro Preto – Fogo no Coreto! O mundo político está em reboliço com a divulgação da pesquisa eleitoral nesta sexta-feira, 15/12, contratada exclusivamente pelo Diário de Ouro Preto ao Instituto Galilé, posso dizer que fui aluno de Efigênia Carabina na arte de “apertar” os políticos locais, estaduais, nacionais e até internacionais.Afinal de contas Efigênia tinha uma cartilha extensa,  e por muitas vezes, ela foi a fonte da notícia em primeira mão. Além de dar aquela forcinha para que entrasse nos eventos, ainda antes do lançamento do diário de Ouro Preto em 2003.

As rede sociais bombaram com a alegria de Rogério Fernandes, por ter marcado 1 ponto percentual, após 2 anos que deixou a secretaria de Educação. Júlio Gori também está satisfeito marcou 7%,e está à frente de Eduardo Evangelista e Zé Leandro empatados com 6%.

Duarte Júnior deve estar rindo à toa, aparece em 2º lugar (descontando brancos, nulos e indecisos) nos cenários sem Zé Leandro, sem Júlio PImenta, ou quando os dois ex-prefeitos estão fora do páreo, Duarte Júnior vai a 23%, tendo apenas Angelo Oswaldo à sua frente. 

Questionado sobre o retorno da pesquisa Duarte Júnior enviou a seguinte resposta: “Fico muito feliz em ser lembrando pela população de Ouro Preto, não esperava e nunca imaginei tanto carinho e respeito da população ouro-pretana comigo, posso afirmar com todo certeza e convicção no próximo ano estarei contribuindo muito para melhorar ainda mais a vida de cada cidadão ouro-pretano”.

O surgimento da pesquisa teria deixado setores do governo apreensivos, já que o prefeito deverá recorrer de sentença do TJMG para concorrer ao cargo.  Mas os números mostram que a pesquisa ainda colocou água na cerveja dos vereadores, que desejam ser vice de Angelo Oswaldo. Ficou demonstrado no segundo cenário que o atual prefeito tem o mesmo percentual de 16%, que Regina Braga e que, assim, não é interessante que ele abra mão dessa parceria.

A pesquisa para prefeitura de Ouro Preto agitou a cidade nesta sexta-feira, 15/12, ninguém esperava que já haveria pesquisa de cunho eleitoral em divulgação. Assim o fizemos, entregamos aos nossos leitores uma edição com dados científicos, medidos entre os dias 11 e 14/12, muitas das informações encontradas já havíamos adiantado na Coluna, em vários domingos ressaltava a presença dos “Dú”, o do Veloso e de Mariana. A redução dos militantes de Zé Leandro e Júlio Pimenta. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e foi realizada pelo Instituto Galilé, o mesmo que cravou a vitória do atual prefeito. Sendo esse um dos motivos de alegria de Júlio Gori, para ele o instituto estaria ligado ao prefeito (o que não se pode afirmar) e por isso para overeador é uma conquista ter marcado 7%.

Para a distribuição da edição recheada de tudo que o ouro-pretano gosta, e ainda uma colher cheia de política, convidados o estudante de jornalismo, Davi Leles, para registrar a recepção dos leitores ao diário de Ouro Preto. Em 2023 provamos mais uma vez a importância do jornalismo livre e independente. Algo tão necessário nos dias de hoje. Contratar uma pesquisa eleitoral, para encerramos o ano bem informados, foi uma estratégia de mercado. Só sobrevivem empresas que tenham perspectiva de longo prazo, há 19 anos viemos sobrevivendo e planejando nosso longo prazo.

No ano que vem, o diário de Ouro Preto completará 20 anos de história, estamos circulando de forma semanal, apenas às sextas, para retomarmos nossa circulação diária precisamos de assinantes. Já pensou receber em sua casa todo dia pela manhã um exemplar novinho do diário de Ouro Preto? Já imaginou quantas páginas de jornalismo independente podem ser impressas por semana, além das páginas da sexta-feira?

O jornalismo independente serve para dizer que não há nenhum inquérito aberto para que se investigue os motivos da não implantação da rede de alta pressão, no centro histórico do município. O Iphan gasta recursos para o restauro, mas não ajuda na instalação da rede de prevenção.  A Renova não deu casa para a Paula da Moto. Zema deu as costas para a Paula da Moto na missa dos atingidos. Zema deu as costas para Tiquinho Mateus e todos os prefeitos das cidades atingidas pela lama de Fundão, e foi dar entrevista na Itatiaia, enquanto seu helicóptero em stand by atrapalhava as aulas da Medicina. Zema quer vender a Cemig, Copasa e a nossa maior riqueza, que é o nióbio.

Paula da Moto trazia no peito a palavra esperando no dia que Zema a ignorou. Crédito: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto


Ser jornalismo independente é poder dizer que os vereadores falaram muito em 2023 e na prática poucas leis foram apresentadas, muito se discutiu sobre tudo, mas na hora das grandes votações… não se falou quase nada… Tudo isso pode ser visto nos vídeos das reuniões.

Ser Jornalismo independente é garantir ao patrimônio Cultural da humanidade um olhar de cuidado para os habitantes deste território tão amplo, que saímos da riqueza à pobre em poucos minutos. E os mais pobres, nem sempre podem ter acesso à mídia de qualidade que informe sobre o cotidiano de sua vida, como datas de vacinas, emissão de documentos, vagas de emprego, direito do consumidor, entre outros. 

Quem conhece Ouro Preto sabe as distâncias que tem seu território. Nosso compromisso de levar jornalismo independente chega também aos distritos. Quando falamos em distritos é necessário diferenciá-los, cada um tem suas características e são bem diferentes uns dos outros, nem todos são rurais.

Ser jornalismo independente é falar dos problemas das mineradoras até mesmo quando elas estão anunciando, pois elas respeitam nosso jornalismo independente. Bem diferente do mundo político, que em muitos casos tentam desmerecer nosso trabalho, utilizando as redes sociais como canais próprios e narcisista de seus mandatos.

Assim, dos 400 entrevistados, 91,5% consideram importante o Diário de Ouro Preto realizar pesquisa eleitoral. 78% aceitam receber um exemplar e 50% já haviam lido o diário de Ouro Preto. Este último dado é importante, ser lido por 50% dos entrevistados demonstra a penetração da publicação nos distritos pesquisados, pois a pesquisa foi realizada além da sede do município em 8 distritos sendo eles: Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do leite, Lavras Novas, Santa Rita, Glaura, Amarantina e Rodrigo Silva.

E para ter fôlego ano que vem, quando todos os políticos estarão desesperados por conquistar seu lugar ao “Sol”, convido você leitor para estar conosco na temporada 2024, com sua assinatura teremos mais independência.

Para encerrar a coluna de hoje vamos dizer para o Leleco, que questionaram a ausência de seu nome na pesquisa. Apesar de não estar na pesquisa, Leleco esteve presente na edição com sua mensagem de Natal do Mandato “Juntos pra Servir”, ao lado de Padre João. Na próxima terça teremos o embate sobre o orçamento municipal com os R$ 12 milhões para o subsídio da Saneouro! 

Por Marcelino de Castro

A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos no portal diariodeouropreto.com.br

Fotos distribuição: Davi Leles/diário de Ouro Preto