Ouro Preto -Na quinta-feira, 30/05, ao registrarmos a procissão de Corpus Christi, parei para pensar em algumas coisas, como a sorte de ter a procissão passando na porta de sua casa, nas vésperas das eleições, mas antes disso estava matutando com a leitora Joaninha, moradora do beco da Mãe Chica, disse a ela que “privilégio em Ouro Preto é ter a procissão passando na porta!” Joaninha logo respondeu que é uma ano sim, outro não.
No domingo passado a coluna não foi publicada no portal diariodeouropreto.com.br, o que deixa muita gente curiosa, uns acham que não publiquei porque não queria falar do Zé Leandro junto com o PL no OPTC. Outros acham que estaria abafando as brigas políticas da cidades, outros acham que estava dando muito espaço para Duarte Júnior e para disfarçar não teria publicado a coluna, outros já acham que estou irritando o prefeito, outros acham que dou atenção demais para Mariana e esqueço de Ouro Preto. Esses achismos citados são dos que já estão na política, e agora, vai aparecer mais um monte de “novos políticos”, na teoria da conspiração até 6 de outubro?!. A coluna só não foi publicada no último domingo, 24/05, porque dediquei o meu dia a um multirão. Preferi utilizar o dia para oferecer um dia de trabalho a Deus. Assim, o fiz.
Explicado os motivos, vamos ao que interessa! Política! Ah, mas primeiro vamos vender nosso peixe, claro que em nosso “ZAP” recebemos sugestões de pautas, vídeos, áudios, textos, fotos e pedidos de cobertura pelo (31) 3105-2795, chama no zap! Esse é o contato da redação do Diário de Ouro Preto!
Elogios!
Os políticos só gostam quando a gente fala bem, se criticar alguma coisa, um… logo vem um assessor reclamando, mas os políticos só lembrando da gente nessa hora? Ora, ora, tem que chamar para o bem bom também! Né não? Eu acho graça é quando encontro eles lá no bem bom e de repente eles se espantam, (devem pensar acredito eu), “Como ele conseguiu entrar aqui?”
Duarte Júnior na Capa deu o que falar, mas a edição foi distribuída facilmente, sem rejeição com o candidato na capa, assim também ocorreu na edição do Angelo Oswaldo rindo para Leleco na capa. Angelo rindo para Leleco na capa é simbólico, eles têm arestas em seus grupos políticos, então estes dois juntos na capa sorrindo um para o outro e com Regina Braga de braço levantado animando a platéia é representativo. E para quem não acompanha a política acabei de descrever.
E a procissão?
Estava pensando, sobre a procissão de Corpus Christi, o privilégio de ter o Santíssimo Sacramento passando na porta de casa no ano da eleição, e pensando nisso, percebi que já houveram eleições que José Leandro, como candidato também teve a procissão passando na porta de sua casa. Ele morava na Barra. Angelo e Zé Leandro eram vizinhos. Fico imaginando a cena, já pensou? Um cá embaixo cumprimentando o povo da sacada e o outro lá em cima da janela! Ou os dois na porta de suas casas dando a mão a todos que passassem?.É um privilégio ter uma procissão passando na porta de casa, ainda mais em ano de eleição, mesmo que as pessoas não queiram ver o candidato, elas vão ter que passar por alí!
Como na quinta-feira a procissão não passava na porta do professor Rogério Fernandes (Rede Sutentabilidade), ele foi à procissão. Falamos um pouco, ele é cotado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Evangelista, “Du do Veloso” (Psol), o que teria o conceito de candidato preto, pra prefeito de Ouro Preto! Cenas para os próximos capítulos.
Mas a curiosidade do momento é para saber quem será o candidato a vice-prefeito na chapa de Duarte Júnior. Há quem acredite que seja Zé Leandro, outros acham que pode ser Júlio Pimenta, tem quem defenda Júlio Gori, tem quem defende Giovanni Mapa, escutei quem defende até Rogério Fernandes. Isso mesmo, a pessoa que acredita que Duarte Júnior perde voto com Zé Leandro, acredita que ele ganhe votos com Rogério Fernandes. Agora tem uma turma, que defende novos nomes para direita da cidade e aí aparece Julio Gori, como vice de Duarte Júnior.
Acompanhando as visualizações das matérias publicadas no diariodeouropreto.com.br, percebemos que o texto da Marisa Xavier, na coluna Tiquinho de Política do domingo 19/05, bombou, e em seu encalço seguia como o 2º mais visualizado o lançamento da pré-candidatura de Duarte Júnior, ontem fomos conferir como ficou esse ranking, e pra nossa surpresa, Marisa que liderava ficou em segundo lugar, Duarte Júnior teve 48 visualizações a mais, em terceiro está o texto sobre todos os pré-candidatos de Ouro Preto e em quarto texto mais lido está a audiência pública da Vale no projeto Apolo na serra da Gandarela.
E por falar em Vale, ontem foi o aniversário do decreto Lei 4352 de 1º de junho de 1942, em que o Brasil e os Estados Unidos administraram a extração do minério de Ferro no Pico de Itabira, para alimentar de matéria prima os Aliados para se armarem contra os nazistas. A Companhia Vale do Rio Doce é a encampação de duas outras companhias, a Companhias Brasileiras de Mineração e Siderurgia S.A. e Itabira de Mineração S.A.
Quem está satisfeito com a Vale deve ser o prefeito Angelo Oswaldo, que conquistou muitos recursos para investimentos nos distritos, especialmente em Antônio Pereira, para lá também angariou recursos da Samarco, que a Vale é dona da metade certinha.
Vamos encerrando a coluna de hoje, mandando um abraço pro Leleco. Ele tem andado por Minas Gerais e auxiliando várias instituições, como as mantenedoras de hospitais a realizarem suas atividades em prol da região, como Itabira, Santa Bárbara, Mariana e Ouro Preto. O homem segundo suas obras.
A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br
Por Marcelino de Castro