Ouro Preto – A notícia mais esperada pelos ouro-pretanos ainda é um mistério. A Saneouro vai baixar a tarifa? É o que todos querem saber. Na última sexta-feira, 31/03, encerrou o prazo estabelecido pela Prefeitura na Notificação Extrajudicial para que a empresa melhore a qualidade da água e reduza a tarifa de água cobrada da população. Procuramos a empresa que disse que sua posição está no documento protocolado na Prefeitura.
A Semana começou com a audiência Pública da Samarco para obter a licença ambiental para o projeto de Longo Prazo, no centro de Artes e Convenções da UFOP, na mesma segunda-feira, 27/03, os atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão cobravam participação no novo acordo de Mariana, em audiência Pública realizada na Assembleia, o deputado Estadual Majoritário em Ouro Preto, Leleco Pimentel também participou.

Na terça-feira, foi a vez de Mariana receber a audiência Pública da Samarco, ficou nítido que a empresa precisa ainda aparar muitas arestas com a comunidade, especialmente com as que serão impactadas com o projeto de ampliação das operações para 100% da capacidade de produção.
Na quarta-feira, 29/03, iniciamos a reportagem da manchete da edição impressa de sexta-feira, 31/03, “Após 20 anos do Incêndio do Pilão Ouro Preto ainda não possui sistema de alta pressão”, pauta que já tem desdobramentos, a promotoria Oficiou o município para que se manifeste em 30 dias sobre a instalação de hidrantes. Na matéria a prefeitura disse que a responsabilidade é da Saneouro.

Durante a entrevista com o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, ele afirmou que não era da empresa a responsabilidade pelos hidrantes. Ou seja, vem aí as cenas dos próximos capítulos, afinal de contas a empresa está na cidade a pouco tempo, diante das duas décadas sem se realizar obras para implantação do sistema exclusivo para o combate a incêndios. Fica uma pergunta no ar: De quem foi a omissão?
Na quinta-feira o vereador Júlio Gori aprovou requerimento endereçado ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) e ao presidente da Comissão de Administração Pública, deputado João Magalhães solicitando que a Assembleia abra uma CPI para analisar a concessão do Saneamento em Ouro Preto.
Na sexta-feira,31/03 Regina Braga representando o município participou de reunião na Sede da AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil), juntamente com representantes dos municípios diretamente afetados pelo intenso fluxo de veículos pesados na BR-040. A reunião, conduzida pelo Presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, Prefeito do Município de Conceição do Mato Dentro, contou com a participação dos prefeitos que fazem parte do GT: Cláudio Antônio de Souza, de Congonhas, Orlando Caldeira, de Itabirito, João Marcelo Dieguez Pereira, de Nova Lima, Hélio Campos, de Ouro Branco e Waltenir Liberato Soares, de Belo Vale.

Ontem, 1/04, a Deputada Federal Dandara (PT) se reuniu com consumidores da Saneouro, na sede da Escola São Cristóvão. ela quer que sejam realizadas mais mobilizações para que o povo proteste contra as contas de água e contra a privatização do saneamento básico.
Pela manhã de sábado, a Prefeitura inaugurou em Santa Rita de Ouro Preto a Cooperativa Agricultores Familiares de Ouro Preto, com a presença do prefeito, da vice, do presidente da Câmara, Zé do Binga, do vereador Mercinho, Reginaldo Tavico, Kuruzu e dos secretários de Agricultura, Marquinhos Freitas e do secretário de Obras.





Hoje, domingo de Ramos de 2023, a cidade realiza os ritos litúrgicos relembrando as últimas passagens de Jesus, hoje com a presença do Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Tá chegando a Hora do Zema
O dia 21 de abril está logo alí, uma das questões para perguntar ao governador é se ele já liberou o dinheiro para a reforma da Escola de Minas, do cinema e para as pesquisas sobre a Covid-19, o convênio foi assinado antes das eleições e ao que parece ainda não foi pago! Vamos apurar.
Ficamos por aqui, para a semana vamos acompanhar o desenrolar da “Novela Saneouro” e enteder afinal o que foi que a empresa disse em resposta à notificação, que até agora continua um mistério, nem os bajuladores do governo divulgaram ainda. É parece que a coisa tá séria. Ninguém vazou nada!
Por Marcelino de Castro
A Coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos no portal diariodeouropreto.com.br