Ouro Preto – A semana será decisiva para as eleições municipais, na próxima quarta-feira, 25/09, as urnas serão carregadas com a mídia, ou seja, o nome dos candidatos. E a pergunta da semana é: tá com cara na urna? Quantos vereadores foram impugnados? Mazinho conseguiu recorrer ao TSE? Nesta semana, o debate da Itatiaia colocarão novamente frente a frente os candidatos.

Hoje faltam 14 dias para as eleições. Já tivemos o primeiro debate dos candidatos e já temos mudanças no pensamento dos eleitores. A Sabatina da Itatiaia da qual também participei, serviu para ampliar o conhecimento dos eleitores sobre as candidaturas postas até o momento.

A Sabatina da Itatiaia foi outra oportunidade dos candidatos apresentarem suas propostas. Na sexta-feira, antes de ir para Itatiaia distribuí o jornal em pontos de distribuição no centro, São Cristóvão, Rosário, Cabeças, Barra e Antônio Dias, e conversei com eleitores antes de entrar no ar!

Na próxima quarta-feira, enquanto os candidatos estiverem se digladiando no debate da Itatiaia, a Juíza Eleitoral, Dra. Ana Paula estará autorizando a Carga nas urnas e a conferência data e hora, se haverá necessidade de substituir algum equipamento. De acordo com o sistema de divulgação das campanhas, o Pastor Mazinho consta na urna, apesar de ter o recursos negado no TRE-MG no processo referente ao registro de candidatura.

“Bom dia Ouro Preto!” Acho que sempre quis falar isso na rádio! A coluna hoje tá não repleta de assuntos, que tá quase mudando de nome! Empanturrado de Política!

A convite da diretora da Itatiaia Ouro Preto, Bruna Truocchio, estou participando da sabatina da Itatiaia Ouro Preto, na quarta-feira entrevistamos o atual prefeito que busca sua reeleição, Angelo Oswaldo pelo PV. Na quinta-feira foi a vez do candidato Duarte Júnior, pelo Republicanos. Na sexta o candidato Du Evangelista, no sábado o Pastor Mazinho, candidato do PL.

Estes dias de rádio me fizeram refletir sobre a diferença literal do expediente do “Ao vivo” e como o tempo voa! Já no impresso o tempo também voa e parece que voa mais rádio, pois o dia passa e temo que entrar na gráfica, queira ou não queira no horário! e sempre quando a gente está lá no fechamento aparecem os contra tempo! Mas na Graça do Senhor Jesus! Amém, Aleluia, Assim Seja, Salve Deus! Dá tudo certo. No dia seguinte trazemos a informação com toda acuidade que demandou produzir aquele produto!  

Há 20 anos percebemos que a cidade além da Rádio Ouro Preto, precisava também de um “Dário de Ouro Preto”, em 2024 estar participando da Sabatina da Rádio de Ouro Preto, pelo jornal Diário de Ouro Preto é simbólico. Mas fala a verdade, todo mundo tem vontade de falar na rádio e aparecer no jornal! 

Agradeço a toda equipe da Itatiaia pelo convite e acolhida, neste momento tão especial para o futuro da cidade, exercendo nossa função informar e garantindo aos indecisos que conheçam os candidatos sabatinados com assuntos que nem sempre aparecem nos debates e teremos o segundo debate, no próximo dia 25/09, realizado pela Itatiaia. 

Aos Tiquinhos de Política

Tá todo mundo atrás dos votos! Mas tem muita gente que não têm sido abordadas pelos candidatos. Como gosto de conversar com todo mundo e ter assunto que seja útil com todo mundo, estou esses dias fazendo uma pesquisa boca a boca!

A primeira pergunta foi a seguinte: Alguém já te pediu voto hoje? E para ver a reação fiz a segunda: Vote em mim? As reações foram diversas, mas sempre positivas em relação ao raciocínio do voto. As pessoas com as quais encontrei perguntei, (dados coletados nos últimos 3 dias) é a seguinte: 90% dos abordados ainda não tinham recebido um pedido de voto. Os outros 10% já eram fiéis aos seus candidatos. Ou seja, os eleitores não estão conhecendo seus candidatos? Outro questionamento esse desconhecimento, ajuda as “figuras”carimbadas a decolarem?

A análise de campo me fez perceber que os candidatos estão sumidos das ruas, tímidos? Ou só na net? 

Dos pedidos de votos que fiz ganhei 50%, deixei 20% indecisos e os outros trinta já tinham um candidato em mente. Nessa brincadeira não falamos de nenhum partido, candidato ou coligação, os assuntos foram os serviços que os eleitores esperam que sejam desenvolvidos pela administração pública. 

O debate da OAB Acho que os candidatos tiveram uma oportunidade de estarem pela primeira vez reunidos de forma equalizada e com regras pré-definidas. O fechamento da Top Cultura deixa esse vácuo. E a 49ª Subseção da OAB Ouro Preto soube preencher essa lacuna. Com o apoio do técnico e voluntário Willian da Zoom, tivemos a transmissão pelo canal da ordem. 

Mas o que vou contar é o que vi por lá, nos bastidores, registrando e às vezes entrando na frente dos apoiadores dos candidatos que estavam na plateia. E virou plateia mesmo com manifestações contrárias e favoráveis aos pedidos de direito de resposta. 

Observei que o Pastor Mazinho teve a companhia do professor Geraldo, Du Evangelista teve a presença do Genivaldo, Duarte Júnior teve a companhia do Denilson. Só Regina não foi entre os vices.

Claro que houve a piada sobre a cadeirada, feita pelo Pastor Mazinho, ironizou dizendo que o bom é que as cadeiras estavam parafusadas no ambiente.

O debate começou mesmo estranho, meio assombrado mesmo, o computador ficou sem bateria, a transmissão saiu do ar… depois conseguiram restabelecer a conexão e segue o debate, ficou menos tenso e fluiu. Com direito a réplica e tréplicas e a muitos pedidos de resposta.

Após o debate entrevistei todos os candidatos sobre sua impressão sobre o debate, as entrevistas estão no instagram @jornaldiariodeouropreto.

As pesquisas!

Todo mundo quer saber das pesquisas, vi duas pelas ruas dos distritos, parece que foi feita outra essa semana, que teria sido registrada no TSE, vamos ver se é verdade em breve.  Para mim as pessoas estão bem no cantinho delas, escondendo o voto, e aí não tem pesquisa que decole. 

 Carga das Urnas

Está chegando a hora das urnas, ainda não sabemos se o candidato pastor Mazinho chegará a ter seu nome incluído na urna, por ter seu pedido de candidatura indeferido.  Apesar está constando no Divulgacand.

Quem também pode ficar com as candidaturas inviabilizadas é o Democracia Cristã (27) que tem vários nomes indeferidos em sua lista e com candidatas desistentes. 

Vamos ficando por aqui, depois falamos mais um tiquinho de política.
Até!

Por Marcelino de Castro