Ouro Preto – Ao som das torcidas que agitam o “caldeirão da Barra” para o jogo de volta da semi-final, começamos a escrever a coluna Tiquinho de Política de hoje, 3/12/23, estamos há 28 dias do ano novo! Então agora é pra valer! É a hora do gol! É o que faz a diferença. É o voto. Felizes são aqueles que exercem sua cidadania. Nestes 28 dias que temos adiante em 2023, temos mais 4 domingos, além deste! Dezembro tem hora que é curto, tem hora que é comprido. Vamos aos tiquinhos de hoje!

Essa semana colocamos a Saneouro na manchete mais uma vez em 2023. Agora a matéria é sobre os investimentos da empresa no tratamento de esgoto. Já teriam sido adquiridos mais de 25 milhões de componentes da EPAR (Estação de Produção de Água de Reuso), de acordo com a empresa serão tratados 125 litros por segundo de esgoto da sede de Ouro Preto. Mas o processo de licenciamento está há 2 anos aguardando deferimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na Supram.

Procuramos a Supram e não obtivemos resposta até o fechamento da edição, mesmo dizendo à assessoria do Governo que a pauta era importante e não abria mão de publicar para aguardar a resposta da Supram.

A onda de calor nos fez sofrer também ondas de mau cheiro! Coletar adequadamente e tratar o esgoto da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade é tarefa que, já deveria ter sido continuada, após a saída da capital, as ruinas da estação de tratamento estão na Barra, operava na década de 1890. Ocorre que a foi deixada no esquecimento e hoje muito ainda é preciso ser feito pelo saneamento. Tema que nas alterosas D’Ouro Preto além de causar polêmica será o principal mote das eleições. As perguntas são as mesmas e cheias de desejos de respostas. A Saneouro saí? A Saneouro fica? Tem subsídio mesmo? E pode? Subimos e descemos o morros, vem chuva, vai chuva e a distribuição não para!

Dessa vez a manchete da Saneouro deve irritar mais ao Zema, que ao prefeito, ou quem quer que seja. Imaginem só! A Saneouro com os equipamentos comprados para tratar o esgoto, enquanto os resíduos da cidade patrimônio da Humanidade seguem in natura para o Rio Doce, depois de passar por Mariana, claro! Enquanto o Rio Doce precisa de águas limpas. Celso Cota fez a mea-culpa e disse que Mariana precisa tratar seu esgoto, cobrando apoio da Renova. 

Esse ano tivemos nove manchetes de capa referentes à Saneouro. A mais fácil de distribuir foi a referente ao recurso na Loa para o subsídio das contas de água. O presente de Natal do ouro-pretano!

Nossos leitores ainda estão tentando acreditar na notícia do subsídio! E distribuindo uma edição de 10 mil exemplares, teve muito papel, deu pra alcançar muita gente. Tenho amigos que acham loucura entregar jornal gratuitamente pela cidade afora e ainda circular pela vizinhança municipal! Às vezes, eu também penso que isso pode ser realmente loucura. Oferecer gratuitamente o produto que deveria vender! Olhando do ponto de vista empresarial é realmente loucura! Rsrsrsrs, ou não! O Diário de Ouro Preto está operando em modo distribuição promocional, que tem como meta alcançar o maior número de leitores possíveis, e para isso também está na portal diariodeouropreto.com.br, pois sabemos que às vezes a tinta preta sobre o papel é a única esperança de ter lugar de fala para se opor aos gigantes.  

QUEM QUER SER PREFEITO DE OURO PRETO?

Com a chegada do ano eleitoral as movimentações já vem ocorrendo, a formação de diretório, as legendas buscam nomes capazes de conseguir votos para alcançar o coeficiente eleitoral para ocupar pelo menos uma vaga na Câmara. 

Se comenta no meio que vereadores e lideranças esperam as movimentações das novas candidaturas para se posicionarem. A chegada de Duarte Júnior no pleito tem sido desacreditada como o subsídio para a Saneouro. Enquanto os políticos duvidam da chegada de Duarte Júnior no pleito, ele já é conhecido na boca do povo como “Du de Mariana”, com muitos possíveis eleitores.  

Duarte Júnior, ou “Du de Mariana”, com seu perfil jovem e empreendedor pode acabar tirando votos de Júlio Pimenta, que pretende retornar à Prefeitura. José Leandro já anunciou na Itatiaia que pretende tirar a Saneouro com uma Canetada. A mesma Itatiaia que veiculou Antônio Carlos aos berros com Angelo Oswaldo no dia da eleição na porta do cartório eleitoral, na praça Reinaldo Alves de Brito, hoje entendemos que a sorte do prefeito eleito foi dizer que faria auditoria e buscaria o Ministério Público… A auditoria encontrou as debêntures da Saneouro em R$ 100 milhões.

Duarte Júnior foi prefeito de Mariana no período do rompimento de Fundão, ele acabou se tornando uma referência na região atingida e foi candidato a deputado Federal pelo PSC, com mais de 40 mil votos. A presença do nome de Duarte Júnior em pesquisas “secretas” dos partidos… e claro seu vazamento tem trazido à tona a pergunta: “Ouro Preto não tem nenhum nome novo?”

Talvez alguns nomes estejam fora de cena, como do engenheiro Targino Guido. Ele foi vereador e chegou a se candidatar ao cargo de vice-prefeito com José Leandro em 2008, decisão anunciada em primeira mão pelo diário de Ouro Preto, ele era cotado pra ser vice de Angelo Oswaldo. Em nossa última conversa Targino disse não ter interesse no pleito, mas é um nome lembrado.

Júlio Gori

Um cacique da Política disse que o vereador Júlio Gori deveria formar um grupo político e se candidatar a prefeito da cidade, pela sua postura durante seu mandato. Júlio Gori saiu da condição de vereador menos votado, para pré-candidato a Prefeito de Ouro Preto. 

Mariana

Nesta sexta-feira tive a oportunidade de ouvir um Tiquinho de Política de Mariana, de uma fonte importante na cidade. Juliano Duarte, irmão de Duarte Júnior, é o pré-candidato “mais forte” para enfrentar Celso Cota em sua reeleição. O prefeito disse que ainda não é tempo de falar em reeleição, pois acabou de chegar na Prefeitura. Mas o povo já pensa e fala da eleição.  

Já que estamos falando da vizinha Mariana, vamos lembrar da Paula da Moto, tivemos o “feedback” de uma liderança da Samarco sobre nossa manchete do dia 27/10/23, “Enfim Paula da Moto terá Casa em Bento Rodrigues”. A líder reconheceu o empenho do jornalismo do diário de Ouro Preto dando voz à Paula Geralda Alves, aquela que fez a diferença no dia do rompimento e ganhou o apelido de Paula da Moto. 

Paula da Moto levou no peito a palavra esperança na Missa dos atingidos de 2019. Foto: MarcelinodeCastro/DiáriodeOuroPreto

Por Marcelino de Castro

A coluna Tiquinho de Política é veiculada aos domingos em diariodeouropreto.com.br