Ouro Preto – Amanhã é o dia dele, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele que pagou com a vida pelo sonho da pátria livre do jugo de Portugal. A cidade receberá várias autoridades, o orador da solenidade é o presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Mota, que tem a tarefa de pautar os assuntos para votação. Uns querem anistia, muitos não. A curiosidade de hoje é saber o que Angelo Oswaldo prepara para seu discurso. Ele sempre alfineta o governador, e aí deixo a pergunta do ar: E o Morro da Forca?
Para quem não sabe os recursos para a obra que deverá, assim esperamos, resolver o Morro da Forca é de responsabilidade do governo estadual. tenho certeza de que se o governador tivesse que passar na estação no horário de pico, ele mesmo iria lá com uma chibanca tentar resolver o problema.
Zema chega em mais um 21 de abril sem ocupar a praça, apenas faz a aposição da coroa de flores no momumento e segue para o centro de convenções, que dá mais conforto aos participantes. Toda vez que retorno ao assunto do 21 de abril, vem à memória a professora Efigênia Estela e suas histórias sobre a data, de Juscelino a Newton Cardoso com o porco solto na praça!
Com os agraciados fechados no centro de convenções, o povo não vê quem está sendo condecorado. Tudo bem, a população já não reclama mais das instalações faraônicas, montadas por Aécio Neves na Praça, da até saudade, sabia? Todas as bandeiras das cidades mineiras chegando na praça, eu e Efigência Carabina, na cerca… ou de um lado ou de outro. Teve um ano que ela tomou o boton da lapela de Angelo Oswaldo e disse a ele, que ele era uma pessoa que dispensava credenciais.
O 21 de abril, não pode ser apenas uma data a ser preenchida com um protocolo previsto na Constituição de Minas Gerais. Para mim, nem deveria se chamar Inconfidência Mineira, afinal de contas, o Silverio dos Reis atrasou em muito o desenvolvimento do Brasil, trato o movimento como deve ser chamado, “Conjuração Mineira”. Afinal de contas, o inconfidente foi o Silvério dos Reis.
Zema chega a Ouro Preto, sem nenhuma solução para o Morro da Forca que incomoda o dia-a-dia do ouro-pretano.Vamos falar a verdade, que chatice aquele desvio, que atrapalha o trânsito de carros e de pedestres, principalmente. Lembrando que o dinheiro está em conta, enviado por Dilma, para cuidar das enconstas e pelo visto, nem do Morro da Forca está cuidando. Quero saber quanto rendeu de juros.
Só que agora, Zema chega para o 21 de abril com a concessão da BR 356 em andamento. Vai investir R$ 2 bi dos recursos da Repactuação do Acordo de Mariana e vai cobrar do povo de Mariana para usar a estrada e o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, não se posicionou contra o pedágio, não diante da reportagem do diário de Ouro Preto, se falou para os veículos de Mariana, não vi, a única coisa que vi ele fazendo, foi pedir mais uma audiência pública na cidade…
Enquanto isso, em Ouro Preto, Duarte Júnior participa da procissão do Fogarel, e se diverte no tradicional Churrascão da Barra, claro, de olho nos votos para deputado e para prefeito da cidade.
250 anos da Polícia Militar
A primeira viatura do 52º Batalhão de Polícia Militar de Ouro Preto, com a nova marca da corporação é uma ação do mandatos Juntos Para Servir, Leleco e Padre João. Padre João que destinou emenda de bancada da Câmara Federal para a compra da viatura, e para a direita arrepiar, Leleco fez um discurso em defesa dos militares, especialmente sobre o fundo de pensão dos militares mineiros.
Na próxima terça-feira, o comandante geral da corporação realizará uma solenidade na praça Tiradentes em comemoração aos 250 anos da PM.
Contingenciamento
Enquanto isso, em Belo Horizonte, a deputada Beatriz Cerqueira quer saber onde serão os cortes de contingenciamento das secretarias, publicado no Minas Gerais de sábado. Ela é a defensora dos profissionais da Educação e a sua guerra com Zema é o piso salarial, que ele como empregador… tem um cálculo que a deputada questiona, pois, o Estado paga o piso Salarial de forma proporcional, sem levar em conta que os professores tem títulos de graduação, mas são remunerados como se não tivessem, é o que garante a Deputada.
O vice-governador, disse em entrevista a imprensa da “capitá”, que a culpa é do governo federal, pelos cortes. Já o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad alerta que Zema ampliou a dívida e foi esse o bate boca, lá na inauguração da nova planta da Gerdau, em Ouro Branco, quando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, soltou os cachorros para cima de Zema.
Sem Anistia
O espetáculo de Rua, “Ensaios para a Sedição” causou a indignação de turistas que não gostaram quando ao encerrar o espetáculo a trupe abriu uma faixa na qual se pode ler: “ Sem Anistia”, os revoltados saíram xingando, enquanto a maioria do público presente aplaudiu. O texto é assinado por Augusto Boal e Guarnieri, de 1967, que revisitaram a inconfidência mineira de forma critica e bem humorada, além de ganhar da atual na montagem toques do momento atual que passa a sociedade brasileira. Parabéns à direção, parabéns ao elenco.

Kuruzu organiza o movimento
Uma grande faixa cobrando do Governador Zema as terras da Febem para moradias foi estendida na tarde de hoje nas grades da praça Tiradentes, fiz até uma “live” mostrando em @jornaldiariodeouropreto
É isso, hoje vamos ficando por aqui, tem muita coisa pra contar, mas se falar tudo a coluna perde o nome de Tiquinho de Política!
Viva a liberdade do povo brasileiro! Sonhada e martirizada pelos mineiros.
Por Marcelino Castro