Município é o único do país a ter Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade
Como parte das comemorações do aniversário de 313 anos de Ouro Preto, durante uma cerimônia na Casa de Cultura de Antônio Pereira aconteceu o lançamento do documento base do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade de Ouro Preto (PMLLLBO). Este Plano é uma iniciativa governamental implementada em nível municipal com o objetivo de promover e fortalecer o acesso à leitura, à literatura e à cultura, bem como o desenvolvimento de bibliotecas e práticas de oralidade na comunidade.
A atual gestão colocou a Educação como prioridade desde o início. A criação de um plano de incentivo e disseminação da leitura no município é mais um passo significativo. A vice-prefeita Regina Braga destacou que a Educação transforma vidas: “Não há pilar maior que a Educação para mudar a vida das pessoas. Ouro Preto está, mais uma vez, saindo à frente com essa iniciativa. É tudo o que o distrito de Antônio Pereira sempre sonhou e mereceu”, afirmou a vice-prefeita.
A construção do Plano Municipal foi dada em diversas etapas. Em uma parceria entre a Fundação Vale, a Comunidade Educativa CEDAC, a Prefeitura de Ouro Preto e a Superintendência Regional de Ensino, o PMLLLBO foi tomando forma, sempre levando em consideração o tamanho do nosso Município e suas necessidades.
O gerente de investimento social da Fundação Vale, Maykell Costa, destacou a importância de um plano como esse e falou um pouco do seu processo de construção: “foi uma luta. Nós sabemos da importância do estabelecimento de um plano municipal como esse. Ele passou por uma discussão muito grande. Contamos com diversas vozes das áreas de cultura, literatura, oralidade, passamos por diversas etapas, e conseguimos a construção de um documento de fato compartilhado. Hoje, com muito orgulho, formalizamos a entrega deste documento para o Município”.
Ouro Preto é pioneiro na construção de um plano para democratização da leitura e da cultura e, segundo a secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, essa entrega só poderia ser realizada em Antônio Pereira. “Antônio Pereira recebe, pela primeira vez na história do país, o Plano Municipal que será constituído por todo o Município de Ouro Preto”, afirmou.
Agora, o plano será encaminhado para a Câmara Municipal para aprovação e andamento.
Por: Clara Costa – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto