O Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) elaboraram um plano integrado de ação para as chuvas desses dias. As atividades incluem o mapeamento de áreas de risco e a divulgação de alertas locais com grande chance de inundação e alagamento.

Além disso, o documento também estabelece que os municípios criem uma lista de abrigos e locais de acolhimento de moradores. O plano foi articulado e proposto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), que disponibilizará estrutura para auxiliar os municípios em casos emergenciais.

Participam do acordo 13 cidades: Belo Horizonte, Sarzedo, Santa Luzia, Betim, Ribeirão das Neves, Contagem, Sabará, Mariana, Ouro Preto, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo e Rio Acima. 

Previsão

Entre ontem (22/1) e o meio-dia de sábado (25/1), grande parte do estado de Minas Gerais deve enfrentar chuvas com grande volume de água. São previstos 250 milímetros, no acumulado de 72 horas, como afirma a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Laís Alves Santos. Ela explica que os temporais devem ocorrer principalmente durante a noite e a madrugada. 

Confira a previsão do tempo clicando aqui

“Infelizmente, não conseguimos precisar como será essa divisão das tempestades. Os modelos meteorológicos trazem certezas e incertezas, mas essa situação está aparecendo há mais de dez dias. Existe uma oscilação dessa nebulosidade, mas em algumas regiões pode chover o acumulado do dia inteiro em apenas uma hora”, diz. 

Governo e equipes da Defesa Civil articulam plano para chuvas
Governo e equipes da Defesa Civil articulam plano para chuvas

O plano orienta que as equipes de Defesa Civil dos municípios devem reforçar os efetivos para atuar durante os temporais e aumentar a quantidade de veículos, assim como outros órgãos e outras secretarias das cidades. Os postos de saúde e as estruturas de assistência social também devem operar em regime especial. Cada prefeitura vai elaborar um documento único com os locais de risco, que será divulgado à população. 

Em Nota a Defesa Civil de Ouro Preto e a de Mariana ressaltam que a população deve estar em atenção.

“Toda a população deve ficar em estado de atenção, visto que, sendo confirmadas as previsões, as chances de ocorrerem acidentes geohidrológicos são muito grandes tais como deslizamentos de terra, rolamento de blocos, enxurradas severas com alagamentos e inundações em zonas ribeirinhas de córregos e rios. Em caso de dúvidas, emergências ou urgências, entre em contato conosco através dos números 199 ou 3559-3121.” Defesa Civil de Ouro Preto.