O “Dia de Minas”, o aniversário de Mariana e de Minas Gerais foi comemorado na manhã deste domingo, 16/07/23, na capital de Minas. A instituição do dia 16 de julho como “Dia do Estado de Minas Gerais” ocorreu em 1979, por meio da Lei nº 7.561. Desde então, a data é comemorada anualmente, com a transferência provisória da capital Belo Horizonte para Mariana, que comemorou 327 anos.

A solenidade ocorreu na Praça da Sé, e foram condecoradas 50 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Município, do Estado e do País. O Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), Tenente-Coronel Joilson Fernandes Bittencourt, e o Comandante da 239ª Cia PM do 52º BPM, 1º Tenente Thiago Mota, receberam a Medalha do Dia de Minas.

O Tenente Thiago Mota afirmou ser muito gratificante o reconhecimento pelo trabalho, “mas cabe a mim ressaltar que este é um reconhecimento de uma equipe, e que me coube receber. Nada seria possível sem o esforço desmedido das pessoas que comigo trabalham. Agradeço a estes nobres militares e civis, bem como rendo agradecimento a toda sociedade marianense e suas autoridades, pelo reconhecimento de nossa atuação”.

O Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar ressaltou a emoção de receber a Medalha do Dia de Minas, no aniversário de uma cidade ímpar para o povo mineiro. “O reconhecimento eleva nosso espírito de responsabilidade e, ao mesmo tempo, nos leva a reafirmar o compromisso com a sociedade de toda Região dos Inconfidentes”, afirmou o Tenente-Coronel Joilson.

Foto: Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), Tenente-Coronel Joilson, recebendo a Medalha do Dia de Minas

Fonte: Assessoria 52º BPM