Ouro Preto – Mais um dia marcado pelo sobrevoos para debelar o incêndio que consome a vegetação do Parque Estadual do Itacolomi. Neste domingo, quatro aeronaves e dois helicópteros se revezavam para debelar as chamas que se propagam desde sexta-feira. A operação foi coordenada pelo Major BM Cosendey e pela gestora do parque, Lúcia Cristo.
Um Centro de Comando foi montado no parque na área da Casa dos Bandeiristas. A equipe de 81 pessoas é formada por Bombeiros Militares de Belo Horizonte e Ouro Preto, somados com 6 policiais militares, 4 Policiais Civis, 18 funcionários do parque, 5 brigadistas e 18 voluntários que enfrentaram os focos de incêndio durante todo o domingo.
Com as coordenadas geográficas enviadas dos focos de incêndio, as aeronaves despejavam água para conter as chamas. A base dos aviões fica em Conselheiro Lafaiete, desde sábado estão trabalhando na operação.
De acordo com o Major Cosendey, todos os voos destinados a atender o combate ao incêndio são feitos com a estratégia, pois devem atingir o alvo e retornar para a base e reabastecer de água, em Lafaiete.
A Gestora do Parque, Lúcia Cristo destacou o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no pronto atendimento para a realização da destinando as aeronaves Airtractor “não só para o parque do Itacolomi, mas para todas as unidades que estão passando pela mesma situação”.
Lúcia Cristo ressaltou o trabalho dos funcionários do parque e da brigada do Itacolomi. “Eles foram fundamentais para a operação”. No fim da tarde deste domingo nossa reportagem registrou a chegada da equipe de campo ao centro de comando da operação. Para registrar a dedicação dos profissionais, fotografamos a equipe diante de um dos helicópteros utilizados na operação.
Lúcia explicou que os focos de incêndio foram identificados na sexta-feira pela manhã, na localidade conhecida como Garapinha. “Devido ao tempo seco e a baixa umidade do ar, o incêndio rapidamente tomou grandes proporções”.
Sobre a reabertura do Parque do Itacolomi para a visitação, Lúcia Cristo explicou que devido os municípios de Ouro Preto e Mariana estarem na onda vermelha, na microrregião do Minas Consciente, a unidade de conservação ainda não está apta a abertura para o público.
O Incêndio que a 3 dias consome a vegetação do parque é provavelmente criminoso. Informações sobre os autores podem ser fornecidas pelo disque denúncia 181. O Sigilo é garantido.
Por Marcelino de Castro
Fotos: Aeronave sobrevoando o Itacolomi; Helicóptero retornando com a equipe das áreas de incêndio; Equipe reunida diante de um helicóptero utilizado na operação. Créditos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto