Idealizada para celebrar a colheita da goiaba nativa no local, cuja safra vai de fevereiro a abril, a festa também tem por objetivo colaborar com a preservação da produção local do doce artesanal, Patrimônio Imaterial de Ouro Preto
Ouro Preto sediará nos dias 04, 05 e 06 de abril de 2025 a 28ª Festa Cultural da Goiaba, que acontece no Distrito de São Bartolomeu, com vasta programação gratuita e valorização da produção artesanal dos Doces de São Bartolomeu, Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, dentre eles a famosa Goiabada Cascão.
A ADAF, Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, em conjunto com a Escola Municipal Doutor Washington de Araújo Dias e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do FUNPATRI – Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – promove a gravação de um minidocumentário com crianças e adolescentes do vilarejo, na faixa etária de 07 a 15 anos, que será exibido na cerimônia de abertura da 28ª edição da FESTA CULTURAL DA GOIABA. Junto ao lançamento do curta, haverá também a abertura da Exposição “Frutos da Terra”, de curadoria do arquiteto urbanista e desenhista André Perdigão.
Antes do início das gravações do curta foram realizadas oficinas com os jovens, uma pela produtora e diretora do curta, Milena Gomes e outra pelo premiado cineasta mineiro Ben-Hur Nogueira, também idealizador da Mostra de Cinema Preto de Ouro Preto. “Foi uma delícia montar a equipe com as crianças, desde os roteiristas até os personagens, cinegrafistas e editores. A participação deles vai tornar o filme extremamente inventivo”, comemora Milena.
A exposição, por sua vez, tem como objetivo manter vivos e preservar os referenciais culturais que descrevem a dinâmica cultural da comunidade, reforçando os valores culturais presentes nas tradições, técnicas e fazeres que compõem o legado local, por meio de desenho, pintura, escultura, gravura, artesanato, textos e objetos necessários para a produção dos modos de se fazer o doce artesanal.. “A feitura artesanal da Goiabada Cascão e de outros doces em nosso Distrito é Patrimônio Imaterial de Ouro Preto e nós acreditamos que além da festa, outras ações são extremamente importantes para a salvaguarda da tradição doceira em São Bartolomeu”, afirma Eduardo Luiz Fortes, presidente da associação dos doceiros.
A primeira exibição do filme e a abertura da exposição estão marcadas para hoje, dia 04 de abril, às 18h na Casa da Festa de São Bartolomeu, na Cerimônia de Abertura da 28ª FESTA CULTURAL DA GOIABA. Programação completa no link : Festa da Goiaba: Confira a programação da 28ª edição, este ano a partir do dia 04/04
Foto: Ane Souz