Espetáculos teatrais, cortejos musicais e outras atrações culturais estão na programação do Festival de Popularização do Teatro, entre 24 e 26 de maio

Ouro Preto já está pronta e ensaiando para a terceira edição do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, entre 24 e 26 de maio. O evento que chega à sua terceira edição vai movimentar o Teatro Casa da Ópera e em uma instalação externa, bem em frente e que já foi palco para a estreia do espetáculo Romeu e Julieta na cidade. Para ampliar o alcance das atrações, o canal de transmissão especial no Youtube – https://www.youtube.com/@FestivalPopdeTeatro – vai levar para o mundo a diversidade do teatro e da cultura nacional. Além de artistas de renome como Pedro Bismarck, Gorete Milagres, do grupo teatral Melhores do Mundo e de companhias de teatro infantil, os tradicionais cortejos musicais também estão na programação, com grupos e bandas musicais locais que demonstram que a arte é parte da vida da cidade histórica que é patrimônio mundial.

Com o desafio de ser um evento inclusivo, o Festival vai oferecer interpretação em Libras, apostila em Braille e monitoramento especializado para acompanhar pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que geram limitações aos conteúdos.  

Segundo o coordenador do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, Leandro Borba, a proposta do evento é fortalecer a cultura teatral na cidade, formar público para essa arte e promover o acesso da população e dos visitantes ao Teatro Casa da Ópera, reaberto ao público em dezembro de 2023. “O Festival vai usar a linguagem cênica, em suas muitas formas, para criar uma experiência de apoio a novos artistas e de redescoberta do teatro para adultos e crianças. O nosso objetivo é que, ao participarem das atividades, os espectadores se sintam estimulados a consumir bens culturais e a frequentar outros eventos realizados no Teatro”, explica.

O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é um projeto idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.

Artista homenageado

Neste ano, o Festival de Popularização do Teatro vai homenagear a trajetória de 40 anos de sucesso do ator e comediante Pedro Bismarck nos palcos e na TV. Criador do personagem Nerso da Capitinga, o artista mineiro ficou famoso no país quando participou da Escolinha do Professor Raimundo com o seu Nerso da Capitinga.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Nerso-da-Capitinga.mp4

O nome do personagem foi dado pelo próprio Chico Anysio. Ele também passou pela Praça é Nossa, Zorra Total, Estados Anysios, Você Decide, Brava Gente e fez uma participação no filme Menino Maluquinho II. Para o evento, ele vai apresentar o espetáculo “Rindo à Toa” no dia 24, às 19 horas com causos, piadas novas e clássicas que só mesmo  Nerso da Capitinga sabe contar.

“Quando recebi o convite para me apresentar no Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto fiquei muito feliz. Primeiro por estar em Ouro Preto, uma cidade linda e que sempre me recebeu com muito carinho. Segundo, pelo fato de poder me apresentar em um teatro maravilhoso que é a Casa da Ópera, uma construção histórica. Por fim, por estar participando de uma campanha tão bonita e importante como essa, que busca popularizar uma arte milenar que ajuda na formação do indivíduo. Espero vocês para boas risadas”, convida.

Outro destaque do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é o espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah, da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, que influencia a formação de diversos artistas teatrais brasileiros na linha do teatro de humor. Criado em 1995, é exibido Brasil afora há 29 anos com grande sucesso.

“Ouro Preto é uma das cidades históricas mais emblemáticas do Brasil. Berço de tanta cultura, tanta arte e tanta história. Para Os Melhores do Mundo é muito emocionante e simbólico estar de volta a esta cidade depois de 26 anos anos. Uma alegria, uma honra. Os festivais são uma ferramenta poderosíssima de aproximação do público com a arte. É incrível estarmos no Festival porque ele amplifica o trabalho do artista e para o público é muito bom porque oferece um leque variado de tendências culturais”, comemora o ator e um dos fundadores do grupo, Adriano Siri.

Atrações da terra

As manifestações artísticas e musicais de Ouro Preto também fazem parte da programação do Festival de Popularização do Teatro, com espetáculos e cortejos que tradicionalmente embalam a população e os visitantes. A Sociedade Musical Santa Cecília do Distrito de Rodrigo Silva, fundada em 1901, vai se apresentar com o grupo experimental Estúdio ID – Investiga Dança. A quase centenária Sociedade Musical Senhor do Bom Jesus das Flores, também conhecida como “Banda do Alto da Cruz” também vai sair pelas ruas de Ouro Preto, com um repertório variado para chamar a população para o teatro.

Formada apenas por mulheres, a Bateria Efigênia Carabina é outra presença confirmada, bem como a Guarda de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, que celebra a figura histórica de Chico Rei, que veio do Congo como escravo para o Brasil. O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto também abre espaço para a Dança do Ventre da Tribo Ansata, das dançarinas Sheila Mourão, Laura Braga, Sonali Begazo e Marina Brandt. E vai ter carnaval com o Bloco Zé Bastião, criado em 2015.

Onde tem Cultura, a Vale está

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios.  Cultura é tudo aquilo que faz de nós quem somos. Da história que a avó conta, daquela receita que passa de geração em geração e do jeitinho que falamos, até tudo aquilo que vemos nos museus, no teatro, nos filmes e nos livros. A cultura é como nos expressamos. É a nossa humanidade compartilhada. É o nosso bem mais precioso.

 É com alegria que chegamos às escolas de Ouro Preto e contribuímos para que seus alunos conheçam e se encantem com o mundo de possibilidades que a cultura pode oferecer para todos e todas.  O teatro é muito mais do que entretenimento: ele tem a magia de nos transportar para outros mundos e de nos fazer refletir sobre o nosso. O teatro é a linguagem da emoção e da imaginação.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO DE OURO PRETO

SEXTA – 24/05/2024

17h30 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

17h30 – Apresentação de teatro de Lambe Lambe (Cia Lamparina)

18h00 – Cortejo na Praça Tiradentes com Guarda de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Bateria Efigênia Carabina, Tribo Ansata e Bloco Zé Bastião

19h00 – Palco interno – Nerso da Capitinga (Pedro Bismarck) – Classificação 14 anos

21h00 – Palco externo – Santinhas do Pau Oco (Cia. Corpo de Prova) – Classificação 14 anos

SÁBADO – 25/05/2024

17h00 – Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz) saindo do antigo fórum para a Casa da Ópera

18h00 – Estúdio ID feat Banda civil Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva

19h00 – Palco externo – O Rei Leão (Copas Produções) – Classificação livre

19h30 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

21h00 – Palco interno – Filomena 30 anos de peleja (Gorete Milagres) – Classificação 14 anos

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Gorete-Milagres.mp4

DOMINGO – 26/05/2024

14h00 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

14h00 – Apresentação de teatro de Lambe Lambe (Cia Lamparina)

15h30 – Cortejo Osquindô Folia na Praça Tiradentes

16h30 – Palco interno – O Mágico de Oz  (Cia Divertidamente) – Classificação livre

19h10 – Palco externo – Hermanoteu na Terra de Godah (Cia Os Melhores do Mundo)  – Classificação 14 anos.

Serviço:

Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto

Data: 24 a 26 de maio de 2024

Local: Teatro Casa da Ópera e cidade de Ouro Preto

Ingressos gratuitos, mediante retirada antecipada na portaria do Teatro Casa da Ópera.

Fonte: Assessoria Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto