Nesta sexta-feira, 18, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia fará visita técnica a duas escolas estaduais do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto.
O objetivo da atividade, realizada por requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT/MG), é fazer a escuta da comunidade escolar, que convive há anos com o risco de rompimento da barragem do Doutor, e fiscalizar a violação de direitos pela Vale SA.
10h – E.E Antônio Pereira
13h – E.E. Daura de Carvalho Neto
As atividades da Barragem Doutor (Mina Timbopeba), incluindo o alteamento, foram suspensas por força de liminar em 14/03/2019, depois de muita mobilização social. Foi construído pelo MPMG e a Vale um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que incluiu a barragem de Doutor no rol das barragens que seriam descomissionadas.
Segundo a deputada Beatriz Cerqueira: O Objetivo da visita às duas escolas é fazer a escuta da comunidade escolar que tem ficado sozinha enfrentando demandas graves. “Eu faço acompanhamento do impacto da mineração e da barragem na região de Ouro Preto. Quando a Assembleia Legislativa se desloca para ir até a a realidade das pessoas, consegue ter o olhar das pessoas e cobrar políticas públicas. A visita também faz parte de um roteiro de visitas que foi aprovado na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia às escolas localizadas em territórios onde a mineração acontece, violando direitos das comunidades”.