A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a Repactuação do acordo com a Samarco, referente ao rompimento da Barragem do Fundão, no município de Mariana, realizará diligência em Minas Gerais.
Com objetivo de verificar in loco a situação dos atingidos e dos municípios sete anos após o rompimento da barragem que vitimou 19 pessoas e espalhou lama por dezenas de municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Comissão Externa realizará visitas e reuniões nos municípios de Mariana e Governador Valadares entre os dias 24 e 26 de março.
O deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Comissão, enfatiza que o descaso das empresas com a reparação ultrapassa completamente os limites da razoabilidade. “Os atingidos que tiveram suas casas destruídas continuam morando de aluguel, vivenciando diariamente um drama psicológico que parece não tem fim. A repactuação do acordo com as mineradoras deve garantir termos justos aos atingidos e ao meio ambiente”, afirma o deputado. Participam da diligência os deputados Padre João (PT/MG), Leonardo Monteiro (PT/MG) e Helder Salomão (PT/ES)
A programação prevista da Diligência em Minas Gerais prevê no dia 24/03 (quinta-feira) visitas a comunidades em Mariana e uma reunião aberta com atingidos e autoridades locais no Centro de Convenções da cidade. No dia 25/03 (sexta-feira), em Governador Valadares ocorrerá um Mesa Redonda com a prefeitos, vereadores e entidades da sociedade civil da região. Por fim no dia 26/03 (sábado) será realizada visitas em comunidades e um encontro com atingidos de toda bacia do rio Doce.
Programação:
Dia 24/03 (Quinta-feira): Mariana
14h30 – Saída de Mariana
15h – 16h30: Visita a comunidades
18h – 20h: Encontro com atingidos e autoridades. Tema: Repactuação do acordo com a Samarco.
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães – Sala 01. Av. Getúlio Vargas, s/n – centro.
Dia 25/03 (Sexta-Feira): Governador Valadares
14h – 17h: Mesa redonda na Câmara Municipal com atingidos e autoridades locais
Tema: Repactuação do acordo com a Samarco e os impactos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão
Dia 26/03 (Sábado): Governador Valadares
8h30 – 9h30: Visita à comunidade da Ilha Brava
10h – 12h: Encontro de Atingidos da bacia do Rio Doce