Com apoio da Prefeitura de Itabirito, o evento movimentou o Complexo Turístico da Estação no sábado, dia 26 de abril, com a prova maratona. Nesse domingo, dia 28, foi a vez da esperada prova de XCO, no Rancho Bike Park, no bairro Matozinhos.

Também no sábado ocorreu a inédita competição de trail run com percursos de 5 km, 10 km e 21 km.

“Muito feliz ter Itabirito inserida no cenário nacional e até mundial dos esportes relacionados à bicicleta. Uma competição tão importante como essa ajuda a impulsionar o turismo e a economia local. Agradeço a todos os atletas que prestigiaram a nossa cidade” destacou o prefeito, Orlando Caldeira.

XCO com presença de campeão mundial

A competição de XCO contou com a ilustre presença do campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Henrique Avancini. O ciclista fluminense foi o grande campeão da etapa de Itabirito na categoria elite.

“É um grande prazer voltar a Itabirito, que é uma cidade extremamente tradicional quando falamos em mountain bike. Já tive a felicidade de competir algumas vezes no Alto do Cristo, agora nessa nova arena. É muito legal ver uma cultura sendo desenvolvida em torno do esporte na cidade, trazendo entretenimento, movimentação econômica. Itabirito realmente abraça o evento e fica feliz em receber os atletas. Espero voltar em breve”, afirmou Avancini.

Com a participação de mais de 1,5 mil atletas, de oito países, o evento atraiu os olhares dos apaixonados pela modalidade.

“Estava na expectativa de acompanhar esse evento desde 2020 quando tudo parou por conta da pandemia. Vim para torcer pelo namorado, que competiu no sábado e no domingo. A expectativa foi superada. Todo mundo fala muito bem de Itabirito e eu adorei prestigiar esse evento”, afirmou a turista Julia Castro, de Guaraciaba.

Mesmo sentimento do competidor Adney Rocha, que veio com a família de Belo Horizonte para correr a prova. “Itabirito está em uma região espetacular, com ótimas trilhas e o público sempre prestigia. Desde 2014, participo de competições na cidade. A organização estava excelente para aproveitar com a família”, acrescentou.

Retomada da programação presencial   

De acordo com o responsável pelo evento, Felipe Avelar, a competição em Itabirito representou a mais importante da modalidade na América Latina na retomada da programação presencial. “Só temos a comemorar o sucesso desse evento. Tivemos recorde de audiência durante as transmissões, o público compareceu em peso, sem contar a movimentação econômica. Foi um trabalho muito bem feito. O esporte é quem sai ganhando sempre”, destacou.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, a sensação é de dever cumprido com a presença de Itabirito no calendário internacional do ciclismo. “Esse evento é muito especial por tantos motivos e, sobretudo, por fomentar o esporte como promoção da saúde, desenvolvimento econômico, transformação social e gerador de emoções únicas que só o esporte proporciona. A gente trabalhou para receber todos com o maior carinho e organização possíveis”, comemorou.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito