A empresa Saneouro divulgou um comunicado nesta segunda 29/07 em resposta a matéria divulgada na ultima semana, leia na íntegra:

Elevação do Nível de Saneamento Básico tem trazido Saúde e desenvolvimento social e econômico para Ouro Preto

Como é de conhecimento de toda a sociedade, o saneamento básico, especialmente o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário, aumentam os níveis de saúde da população, por erradicar diversas doenças, e promove o desenvolvimento econômico e social local, por prover dignidade e asseio às habitações, assim como os insumos mais básicos para as atividades comerciais e industriais.

O jornal do município de Mariana, chamado O Espeto, entretanto, em sua edição número 810, publicada no dia 25 de julho de 2024, apresentou uma matéria sem fundamentos e com dados distorcidos para tentar conseguir uma narrativa contrária ao fato de que a

sociedade ouro-pretana tem se beneficiado conforme avança a implantação da política municipal de saneamento básico, da qual tem participado a Saneouro com amplos investimentos nos sistemas de água e esgotamento sanitário e de melhorias operacionais para atendimento de toda a população.

Por isso, a Saneouro vem esclarecer que:

  • A Saneouro não é fruto de uma privatização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Ouro Preto. Tais serviços são uma concessão da Prefeitura Municipal à empresa, por um período de 35 anos. Durante este

período, a Saneouro tem por missão investir nas melhorias dos dois sistemas, ampliar a disponibilidade e a qualidade de água distribuída às famílias ouro- pretanas e disponibilizar os serviços de tratamento de esgoto. Todas a unidades e patrimônios hoje operados pela Saneouro pertencem ao município, assim como os investimentos em melhorias.

  • O saneamento básico é atividade de primeira necessidade. O seu resultado é contribuir para a melhoria nas condições de saúde e na qualidade de vida da população atendida, resultando na diminuição das doenças transmitidas pela água, por exemplo. O saneamento é um dos fatores impulsionadores da empregabilidade, da escolaridade e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma cidade. Este índice é utilizado internacionalmente e leva em conta três dimensões básicas de uma população: renda, educação e saúde.
  • O governo brasileiro deixa claro que o principal critério para concessão do benefício social do Bolsa Família é a “renda mensal por pessoa, que significa quanto o beneficiário e sua família ganham por mês, dividido pelo número de pessoas da família”. Ou seja, o que torna uma pessoa apta a integrar o programa Bolsa Família é o dinheiro que recebe mensalmente. Estranhamente, a reportagem do jornal O Espeto não explicou isso aos seus leitores.
  • Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (www.ibge.gov.br), o PIB per capita em Ouro Preto em 2020, primeiro ano dos serviços da Saneouro na cidade, era de R$ 50.281,69 anuais. Este número subiu para R$ 127.232,37 anuais logo em 2021. Ou seja, cresceu 153% no primeiro ano de atuação da

Saneouro no município. O PIB per capita é utilizado para medir o nível de riqueza econômica de cada localidade.

  • A Saneouro gera, atualmente, 155 empregos diretos em Ouro Preto.
  • Muito pelo contrário do que afirmou O Espeto, também, no último ano, diminuiu o número de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família em Ouro Preto. Segundo o Portal da Transparência, do governo federal, em 2023 eram 5.434 beneficiários do Bolsa Família em Ouro Preto. Em 2024, pesquisa feita ao Portal em 26/07/2024 apontava o número de 5.273 pessoas beneficiadas. Ou seja, houve uma queda de 2,96% no número de beneficiários entre 2023 e 2024.

A matéria de O Espeto foi, no mínimo, elaborada sobre premissas e dados totalmente equivocados, quando não com informações falsas e imprecisas, com a finalidade única, ao que parece, de difamar a Saneouro e a prestação dos serviços públicos de água e esgoto do município de Ouro Preto.

Assessoria Saneouro