COMUNICADO

Qualidade da água do Distrito de Antônio Pereira

OURO PRETO SERVIÇOS DE SANEAMENTO S.A. – SANEOURO, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto, com sede administrativa na Cidade de Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, na Av. Juscelino Kubitscheck, 717 – loja 03, Vila Itacolomi, inscrita no CNPJ sob nº 35.198.517/0001-11 (“SANEOURO” ou “Concessionária”), vem por meio deste esclarecer o motivo da eventual coloração da água proveniente da ETA Antônio Pereira e expor as ações para a correção de tal problema.

Histórico

A SANEOURO, antes do início de suas operações, para ter segurança de processo, realizou a coleta da água bruta em todas as captações do Município, incluindo a captação do córrego Água Suja, que é a fonte de captação da água que é tratada na ETA Antônio Pereira. Em 29 de novembro de 2019, a concentração de Manganês na amostra de água bruta analisada era de 0,0359 mg/L. 

Iniciamos a operação no Município de Ouro Preto no dia 02 de janeiro de 2020 e no início de março começamos a ter notificações de que a água do Distrito, nas residências abastecidas pela rede proveniente da ETA Antônio Pereira, estava chegando com coloração marrom avermelhada. 

O Distrito de Antônio Pereira possui um poço que foi perfurado, mas que nunca chegou a ser ligado na rede. Por ocasião do nosso início de operação, contratamos empresa especializada para avaliação do poço e para podermos avaliar sua real capacidade de produção e qualidade de água, colocamos o poço em funcionamento, bombeando água para a ETA no período de 09 de março à 25 de março último, dia em que a bomba do poço sofreu avaria tendo em vista a elevada carga de sólidos (areia) que a água do poço traz consigo, impossibilitando a utilização do mesmo, portanto a possibilidade de utilizarmos a água deste poço para o abastecimento do distrito foi descartada. A Saneouro já elaborou projeto de um novo poço e o processo de contratação da perfuração encontra-se em andamento.

Com a volta da captação para o Córrego Água Suja, a população voltou a ter problemas com a coloração da água das redes, neste sentido, realizamos novamente a coleta e análise da água bruta e o nível de Manganês presente na amostra testada subiu para 0,268 mg/L, ou seja a concentração subiu quase 7,5 vezes. É importante salientar que essa coloração não prejudica a qualidade da água no seu aspecto sanitário. 

O tratamento completo em uma estação prevê a desinfecção da água tratada com cloro e o cloro em contato com manganês reage causando precipitação e, portanto, tornando a coloração da água marrom. Esta reação não é imediata, por isso, na saída da ETA a coloração da água não apresenta alterações e à medida que esta água percorre as tubulações e fica nos reservatórios das residências a reação vai acontecendo e a precipitação e consequentemente a coloração da água vai se alterando.

Ações da SANEOURO

Com base nestas informações, e para chegarmos neste resultado foi necessário fazermos vários outros testes para descartarmos outras possíveis causas, estamos alterando o processo de tratamento de água da ETA Antônio Pereira e instalando um tanque de pré-oxidação (cloração) para que a reação do cloro com o manganês aconteça antes do tratamento propriamente dito e, desta forma por meio de decantação e filtração as partículas sejam removidas no processo de tratamento e não se formem após a desinfecção por cloração na saída da ETA.

Estas alterações já foram iniciadas e toda a instalação deve estar pronta até o final da próxima semana.

Como medida emergencial, estamos realizando continuamente descargas de rede para a limpeza das tubulações e na data de hoje (07/04/2020) realizamos a lavagem da caixa de contato da ETA.

Sem mais para o momento,

Elisa Ribeiro

Superintendente – SANEOURO