Começa hoje, sábado, 9 de julho, às 17h00, o I Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, em Ouro Preto. Abrindo evento, um concerto com Cristian Budu e Gustavo Carvalho.
Cristian Budu é o diretor artístico deste festival em Ouro Preto. Ele figura na lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone Classical Music Awards, uma das honras mais importantes concedidas aos profissionais da música clássica mundial. Ele também é o vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, concurso histórico da Suíça, onde foi agraciado com outras duas premiações, incluindo o Prêmio indicado pelo Público, uma conquista classificada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro das últimas três décadas.


Gustavo Carvalho é o curador do Festival Artes Vertentes, evento parceiro do Festival da Escola Saramenha de Artes e Ofícios. Gustavo estudou com Oleg Maisenberg, na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, e com Elisso Virsaladze, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Já se apresentou em importantes salas de concerto, dentre elas, a Tonhalle de Zurique, o Palau de la Musica de Barcelona, o Musikverein de Viena, o Auditorium du Louvre, a Philharmonie am Gasteig de Munique e a Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou.


O I Festival de Piano acontece de 7 a 17 de julho. Foi idealizado e é coordenado por Paulo Rogério Ayres Lage, fundador da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, um espaço especializado na promoção de cursos e estudos em diversas áreas, localizado na Rodovia dos Inconfidentes, entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto, a 10 quilômetros da Praça Tiradentes.