Neste domingo, 3 de julho, a Prefeitura de Ouro Preto informou que será realizada a entrega das obras de restauração da Casa Bandeirista, também conhecida como Casa de Pedra, em Amarantina, distrito de Ouro Preto.
A construção, atribuída aos primeiros bandeirantes que chegaram na região em razão de seu estilo arquitetônico, foi inteiramente revitalizada para abrigar um Centro de Memória com registros históricos de Amarantina. O evento acontece logo após a a missa na Matriz de São Gonçalo, às 9 horas.
Sobre Amarantina
Situado às margens do Rio Maracujá, acredita-se que o povoado tenha surgido em meados do XVIII. Todo o território que envolvia também a região onde hoje está localizado o distrito de Cachoeira do Campo, recebeu o nome de Tijuco. Mais tarde, com a chegada de uma imagem sacra trazida de Amarante, em Portugal, a localidade passou a ser chamada de São Gonçalo do Tijuco, ou São Gonçalo do Amarante, em razão da da cidade de origem da imagem do santo. Só mais tarde, na década de 1940, o nome foi mudado para Amarantina.
Amarantina fica a 30 Km de Ouro Preto e tem como principais atrativos a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Festa de São Gonçalo e Cavalhadas, realizada no mês de setembro, e a Casa de Pedra ou Casa Bandeirista, agora totalmente revitalizada para abrigar novas funções.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto