O Cartório Eleitoral de Mariana (171ª Zona Eleitoral de Minas Gerais ) está em pleno trabalho , visando facilitar o acesso dos eleitores aos devidos locais de votação no próximo pleito eleitoral , marcado para, domingo, , 6 de outubro. As atividades , até agora, envolveram definição de número de eleitores e ajustes de seção de votação e previsão logística em geral, tudo dentro das exigências do TSE.


Uma das principais modificações exige a atenção dos eleitores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana que perderam suas casas e territórios com o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Por conta do desastre , os eleitores tiveram que votar, a partir de 2016, no Centro de Mariana, mas como já foi construído o Novo Bento Rodrigues, as pessoas terão que votar agora no novo local.


O chefe do Cartório Eleitoral, Oliveira Marinho Ventura informou que a 171ª Eleitoral fará uma comunicação eficiente com faixas nos locais antigos e atuais , além de mídias em rádios para dar avisos a todos e não causar transtornos à população local. O Novo Bento Rodrigues conta com duas seções ( números, 62 e 123) , somando ao todo, 466 eleitores.


A 171º Zona eleitoral abrange os municípios de Mariana e Diogo de Vasconcelos com 52 mil e 216 pessoas aptas a voltarem, sendo que em Mariana ( 52.278) e Diogo Vasconcelos ( 3.928).. Oliveira Marinho relatou também que o Cartório precisou fazer ainda uma agregação de urnas no distrito de Padre Viegas, onde uma seção tinha 397 eleitores e outra apenas 7. Para isso, foi pedido autorização ao presidente do TRE de Minas, Ramon Tácio de Oliveira, pois , com a agregação , excederia o número de 400 eleitores, quantidade máxima prevista pelo TSE para uma urna. “recebemos essa autorização hoje (quarta-feira,31) e isso ajudou muito a nossa logística, mesmo a urna tendo ficado com 404 eleitores, festejou.


De posse do número geral de eleitores , confirmado em 8 de março, o Cartório Eleitoral de Mariana vai atuar na formação das candidaturas , processo que vai até o dia 15 de agosto, incluindo as convenções realizadas. “As candidaturas serão julgadas para sabermos se todos estão mesmo elegíveis, de acordo com a Lei Eleitoral”, explicou Oliveira Marinho. Depois dessa fase, quando todos os candidatos estiverem definidos , será a vez do carregamento das urnas, que ainda não tem data definida para o término desses serviços, mas há uma previsão para 30 de agosto. Depois da chegada das urnas, será publicado um edital, convocando Ministério Público , OAB, candidatos e sociedade em geral para a cerimônia de Carga das Urnas. “É uma cerimônia aberta à Sociedade e tem o objetivo do compromisso do TRE de Minas com a transparência do processo eleitoral. Em 16 de agosto começa a propaganda eleitoral.

Por Maria Pignata