Mariana- A Semana começou com protestos de comerciantes fechando a MG 129, na altura do bairro São Cristóvão, rota de acesso aos grandes empreendimentos da cidade, o trânsito ainda se encontra fechado no local. O foco dos comerciantes são as mineradoras, para eles seria injusto ter que parar as atividades enquanto a Vale, a Samarco e a Renova continuam funcionando. 

Os carros particulares eram liberados para seguirem viagem, mas os ônibus e carros de empresas ficaram barrados. Segundo a leitora que prefere não se identificar, ela foi trabalhar em Antônio Pereira à pé, sua atividade é essencial, é servidora da saúde, pois o ônibus não seguiu. Segunda a leitora se o carro particular tivesse pessoas de uniforme das empresas era barrado. “Se a pessoa tivesse de botina era barrado”.

De acordo com os manifestantes os focos da Covid-19 estariam nos grandes empreendimentos da cidade e os comerciantes estão sendo penalizados com a obrigação de não abrirem suas portas. Eles querem um acordo com as mineradoras e a Renova, caso a reunião solicitada não tenham um desfecho esperado irão realizar outros protestos.
Na semana passada os comerciantes e os comerciários realizaram uma grande passeata pelas ruas da cidade contra o fechamento do comércio.


A Matéria segue em apuração podendo ser atualizada durante o dia.

Por Marcelino de Castro