Ouro Preto – Apesar de ter a capacidade de realizar até mil teste por dia, a UFOP ainda não tem data para iniciar a testagem, a confirmação da aprovação do termo de compromisso para o credenciamento da universidade é do dia 28/04. Hoje foram enviados questionamentos à Secretaria de Estado de Saúde sobre esse assunto, as perguntas não foram respondidas durante a coletiva, as respostas chegaram às 15h59.
A meta da Fundação Ezequiel Dias (Funed) é que o Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb) realize 200 testes PCR por dia. A reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, disse durante coletiva de imprensa, para tratar sobre o cancelamento do Festival de Inverno (22/05), que o laboratório pode realizar até mil testes, desde que seja contratada para isso.
Mas depois de 41 dias que o termo de compromisso foi aprovado, a data para o início dos procedimentos ainda não pode ser definida. Os insumos ainda estão dando entrada no almoxarifado. Os EPI´s, que foram mandados pelos correios, podem levar 10 dias para chegar. Vejam as perguntas enviadas à Secretaria de Estado da Saúde e em seguida os questionamentos e a posição da Ufop sobre a informação a seguir:
Diário: Quando a SES-MG enviará os insumos para o laboratório Nupeb da UFOP, para superar a fase de testes de amostras e iniciar a testagem da população?
SES-MG: Em atenção à sua solicitação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a serem utilizados pelos profissionais da saúde que atuam na realização dos testes, foram encaminhados para a UFOP pelo almoxarifado através dos correios. O prazo médio de entrega são 10 dias úteis.
A retirada dos kits de PCR e o material plástico para apoio no diagnóstico poderá ser agendada a partir desta segunda-feira (08/06), pela UFOP, com a equipe do almoxarifado. A SES-MG estava aguardando a importação e chegada destes insumos, conferência e emissão de nota no almoxarifado, para que fosse sinalizada a retirada do material.
Além disso, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) esclarece que aguarda a UFOP finalizar o processo de cadastramento/treinamento no Gal para que a Funed possa disponibilizar o painel de concordância para a instituição.
Diário: A Secretaria tem condições de ampliar a testagem nas cidades com atividades mineradoras, que demandam grande número de funcionários e terceirizados?
SES-MG: No que se refere à testagem para covid-19, a SES esclarece que há a rede pública e privada. Na rede pública existe um rigor quanto à indicação para testagem. Atualmente, enquadram-se nessa indicação os casos de pessoas que ficaram internadas com suspeita da covid, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou de pessoas internadas em terapia intensiva com suspeita da covid, profissionais da saúde, profissionais da segurança pública, restritos de liberdade, asilados e a população indígena. Já na rede privada, não há indicações dessa forma. Além de atender hospitais privados, os laboratórios particulares também atendem à demanda espontânea de consultórios que apresentam a solicitação da testagem.
A SES destaca que a rede pública vem ampliando as indicações de testagem. Inicialmente, não havia indicação para todos os profissionais da segurança pública (apenas para os sintomáticos), para os restritos de liberdade e para os asilados. Então, à medida que se tenha cada vez mais segurança do não desabastecimento de testes, serão ampliados os públicos possíveis de serem testados
Para a UFOP fizemos as seguintes perguntas:
De acordo com a SES-MG “A retirada dos kits de PCR e o material plástico para apoio no diagnóstico poderá ser agendada a partir desta segunda-feira (08/06), pela UFOP, com a equipe do almoxarifado”. A Ufop recebeu essa informação? Já agendou?
“Além disso, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) esclarece que aguarda a UFOP finalizar o processo de cadastramento/treinamento no Gal para que a Funed possa disponibilizar o painel de concordância para a instituição.” O que vem a ser esse cadastramento/treinamento no Gal?
E o que impedia de ter sido realizado? Quanto tempo leva esse treinamento? Poderia ter sido feito enquanto se esperava a importação dos insumos?
Resposta: “A UFOP ainda não recebeu a informação para retirada dos kits. O almoxarifado da SES informou que está finalizando o faturamento dos kits e ainda esta semana marcará a retirada do material. Sobre o processo de avaliação, só vai ser iniciado quando os reagentes chegarem”.
Por Marcelino de Castro