Belo Horizonte – A Fundação Ezequiel Dias habilitou nesta quarta-feira, 8/07 a Ufop para realização de teste RT-PCR, para diagnosticar a Covid-19. A habilitação ocorreu no aniversário de Ouro Preto. A Ufop e a Funed enviaram as seguintes notas:

NOTA DA UFOP

“A Fundação Ezequiel Dias (Funed) enviou o parecer de concordância para que o laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) faça as análises de detecção da Covid-19.

Para que fosse autorizada a realizar os testes, a Universidade passou a integrar a RedeLab Covid-19, organizada pela Funed, que reúne laboratórios das redes pública e privada. Após a assinatura do termo de compromisso, realizou testes de validação, cujos resultados foram conferidos pela Funed e tiveram 100% de concordância com os que foram realizados pela Fundação.

Ainda não há data definida para início das atividades, quais municípios serão atendidos ou como será o fluxo de atendimento. A UFOP não vai fazer a coleta de exames — isso será feito pela rede dos municípios em parceria com a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A Universidade será responsável por realizar análise e encaminhar os resultados digitalmente. Os demais detalhes serão acertados nos próximos dias e divulgados assim que possível.”

NOTA DA FUNED

“Até o momento, dia 8 de julho, são treze instituições públicas habilitadas para realizar os testes do novo coronavírus em todo o estado, entre elas o Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da Ufop, em Ouro Preto, que foi habilitado nesta quarta-feira (8/7). As demais instituições são: o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG) da própria Funed; quatro parceiros que trabalham de forma integrada com a Funed (Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Hemominas, Fiocruz/MG e Laboratório Federal de Defesa Agropecuária); seis universidades: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São João Del-Rey e o Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário, em Montes Claros, além do laboratório municipal da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas”.

Por Marcelino de Castro