O Museu Boulieu, a mais nova instituição cultural de Ouro Preto, inicia neste mês a sua programação cultural “Sílabas e Sons”, com um bate-papo musical em tributo ao eterno Dorival Caymmi. O evento, que acontece na quarta-feira, 15 de junho, às 20h, será protagonizado por Danilo Caymmi, maestro Flávio Mendes e a Orquestra Jovem de Ouro Preto e conduzido pelo professor da PUC Rio, Júlio Diniz. Outro destaque na programação será a realização do “Arraial do Boulieu”, no dia 29, a partir das 18h, que será animado pela Quadrilha Pé de Moleque do Bairro Santa Cruz, e as bandas Forró de Bolso e Candonguêro de São João.

De portas abertas há pouco mais de um mês, o Museu já recebeu cerca de 4 mil pessoas e alcançou outras 200 mil virtuais. A inauguração foi destaque na imprensa nacional e internacional, chegando até a França, e conquistando espaço em 180 veículos de comunicação como jornais, revistas, sites, rádios e na TV. O espaço, que acolhe a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu, conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

Além das mais de mil peças da Coleção Boulieu, estão expostos na instituição duas obras cedidas pela Coleção Ivani e Jorge Yunes, do Programa “Acervos em Diálogo”, além da mostra temporária Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles.

O tema “Caminhos da Fé” será o fio condutor das atividades educativas do mês, seja nas redes sociais da instituição ou nas atividades presenciais. O foco será mostrar como a religião impulsionou as grandes navegações e consequentemente a disseminação da cultura e arte européia pelo mundo. Estudantes de todas as idades terão a oportunidade de fazer a oficina “Expressões de fé: uma linguagem não-verbal” na qual, por meio da confecção de um Teatro de Sombras, vão entender a importância das imagens para o processo de colonização.

“Reservamos as quartas-feiras principalmente para receber a população de Ouro Preto, justamente por isso a entrada é gratuita, o horário de funcionamento é diferenciado e os eventos são realizados neste dia. O Boulieu é um museu com um acervo internacional, mas pensado para todos os públicos”, explica a diretora da instituição, Edineia Araújo.

Os ingressos para os eventos culturais poderão ser trocados na bilheteria do Museu por 1kg de alimento não perecível ou agasalho, sempre a partir dos sábados que antecedem as produções. Todas as doações arrecadadas serão encaminhadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto.

Foto: Ana Carvalho