A Saneouro foi o principal assunto das discussões, na quarta-feira, 25/09, Itatiaia promove mais um debate entre os candidatos à Prefeitura de Ouro Preto
Na última terça-feira, dia 17 de setembro, aconteceu o debate realizado pela OAB entre os candidatos a prefeito de Ouro Preto. Estiveram presentes o atual prefeito e candidato Angelo Oswaldo (PV), Duarte Junior (Republicanos), Du Evangelista (PSOL) e Pastor Mazinho (PL). O debate foi realizado no auditório do CEAB no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto.
Um dos tópicos mais discutidos entre os candidatos foi a Saneouro. Os candidatos Duarte Júnior e Du Evangelista questionaram diversas vezes o atual prefeito Angelo Oswaldo sobre a promessa feita em 2020 de retirar a Saneouro de Ouro Preto. Além disso, Duarte alegou que Angelo fortaleceu a empresa ao cancelar cláusulas do contrato que poderiam rescindir a atuação da empresa.
Du Evangelista afirmou que o embate entre Angelo e Duarte era inconsistente e que eles, na verdade, fazem parte de um mesmo grupo e compartilham interesses. Um dos questionamentos feitos pelo candidato do PSOL ao atual prefeito foi sobre a fiscalização da Saneouro. Em resposta, Angelo disse que uma multa foi aplicada no valor de R$1,8 milhão, e que a empresa deveria investir no saneamento de Santa Rita.
O candidato à reeleição Angelo Oswaldo se defendeu em relação à Saneouro afirmando que ele não foi o responsável por trazer a empresa para Ouro Preto. Outro ponto discutido pelos candidatos durante o debate, foi sobre o apoio de Júlio Pimenta ao candidato Duarte Júnior, uma vez que foi em sua gestão que a Saneouro foi implementada.
O fim do debate foi tumultuado, principalmente entre os candidatos Angelo e Duarte Júnior. O candidato Du Evangelista também ficou insatisfeito com o tratamento entre os candidatos, e demonstrou sua indignação por Angelo chamá-lo de arrogante. Angelo e Duarte se atacaram durante todo o debate. Angelo se referia a Duarte como “Du de Mariana”, o que também foi dito por Du Evangelista.
Por Marcella Torres
Foto: Marcelino Castro