Nesta semana, o secretário de Defesa Civil Juscelino Gonçalves compareceu, com sua equipe, no distrito de Antônio Pereira para participar de uma reunião com a comunidade local. Esta foi uma ação da Secretaria de Defesa Social que está sendo replicada em vários distritos, sobretudo naqueles localizados próximos às barragens de mineração.

Estes encontros, que envolvem também outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar, Fiscalização e Postura e a Guarda Municipal, visam viabilizar a promoção de medidas preventivas nas localidades: “As pessoas ficam preocupadas quando a Defesa Civil convoca uma reunião, mas essa chamada, em Antônio Pereira, foi simplesmente para dialogar com a comunidade sobre os riscos que ocorrem em função da descaracterização e descomissionamento da barragem de Doutor, e também para colher informações que contribuam na implementação de ações e políticas públicas direcionadas à segurança e às ZAS (Zonas de Autossalvamento)”, disse Juscelino Gonçalves.

Segundo o secretário, a Defesa Civil está aproveitando o período de estiagem “para dialogar com as comunidades, saber das demandas, colher sugestões e ouvir as reclamações”. Sobre a barragem de Doutor, Juscelino conta que ela encontra-se em nível 1 de emergência, “e que todas as famílias que habitavam a ZAS foram removidas, mesmo assim as ações de prevenção e monitoramento continuam”, garante o secretário.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Fotos: Divulgação Secretaria de Defesa Civil de Ouro Preto