No dia 02 de setembro, o Departamento Municipal de Trânsito de Mariana (DEMUTRAN)  participou de um debate virtual com a temática “Tarifa Zero e Zero Emissões”. O evento faz parte do projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) e do Programa EUROCLIMA+, em cooperação com o Governo do Chile, organizado com a colaboração do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Movimento Passe Livre Brasil (MPL), Movimento Tarifa Zero BH e Rede Nossa BH (RNBH).  O debate objetivava o diálogo entre o governo chileno e organizações, coletivos e especialistas da Tarifa Zero.

Entre os assuntos abordados na roda de conversa, foi apontado que, após a pandemia, houve um declínio no número de usuários do transporte público, algo que é muito preocupante devido aos grandes níveis de emissão de gases poluentes e pelo sucateamento de infraestrutura. Nesse cenário, a implantação e planejamento da política de Tarifa Zero se transforma na melhor solução para promover o uso de transporte público para diminuir os impactos.

O evento contou com a presença da Engenheira de Transportes do DEMUTRAN de Mariana, além de representantes das instituições organizadoras e dos municípios de Caeté, em Minas Gerais, Cuiabá, no Mato Grosso, e Garopaba, em Santa Catarina. Também participou Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transporte (EPT), empresa responsável pelo transporte da cidade  de Maricá do estado do Rio de Janeiro, referência brasileiro de maior sucesso na implantação da Tarifa Zero. Além disso, estiveram presentes representantes do Sectra, Subsecretaria de Transportes do Chile.

Durante o evento foi possível apresentar a experiência da cidade de Mariana com o Programa Tarifa Zero, além do impacto social proporcionado pelo programa. Dessa forma, Mariana se torna referência para que outros locais do Brasil e do mundo iniciem a política pública de transporte, isenta de cobrança de tarifa imediata.

Por Bianca Parma – Assessoria Prefeitura de Mariana