Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Finalmente, depois de quase uma década, os fiéis vão voltar a frequentar as liturgias no Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias de Ouro Preto. A primeira missa após os trabalhos de restauração acontece hoje, quinta-feira, 24/11, às 19 horas.

A retomada da rotina do templo ocorre no Dia de Ação de Graças,  “data bastante significativa”, segundo o pároco e reitor do Santuário, padre Edmar José da Silva: “ Dar Graças significa agradecimento, por isso, será um dia especial para a reabertura oficial e permanente o nosso Santuário, vamos aproveitar para rezar e agradecer a Deus essa conquista”, explica o padre.

Ele pede a todos que puderem comparecer que contribuam com 1 quilo de alimento não perecível, as doações serão distribuídas aos mais necessitados na véspera do Natal.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição havia sido fechado em caráter emergencial em 2013 em razão de problemas graves na estrutura da edificação. As obras só ficaram prontas em agosto deste ano, mas a solenidade de inauguração civil  aconteceu na última sexta-feira, dia 18 de novembro, dia do aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o mestre do Barroco, Aleijadinho, e último dia da programação da 43ª  semana do Aleijadinho. 

A Restauração da Matriz foi realizada pelo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do Governo Federal, e foram investidos cerca de R$10 milhões nas duas fases das obras, na restauração dos elementos estruturais e na fase de instalação dos elementos artísticos. Todos os trabalhos foram acompanhados pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

A cerimônia de reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, na semana passada,  contou com a presença o prefeito Angelo Oswaldo e outras autoridades locais, do ministro do Turismo, da presidente nacional do IPHAN, Larissa Peixoto, da superintendente do IPHAN de Minas Gerais, Débora Nascimento, d chefe do escritório técnico do IPHAN de Ouro Preto, Maria Raquel, e também do ex-chefe do escritório técnico de Ouro Preto, André Macieira, que atualmente trabalha em Brasília, mas acompanhou por alguns anos o processo de restauração do Santuário Matriz. 

SOBRE O SANTUÁRIO

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto é uma construção iniciada em 1727 e concluída em 1746, no local onde antes existia a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída por Antônio Dias, líder dos primeiros bandeirantes que aqui chegaram em busca do ouro, em 1698. O projeto e a construção do novo templo coube a Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, ambos sepultados no seu interior. A Igreja conta ainda com o Museu do Aleijadinho em seu anexo, com obras do artista.

Foto: Ane Souz