Ouro Preto – A deputada estadual, Andréia de Jesus (PT), participou pela primeira vez, na manhã deste domingo 7/01,  da abertura das festividades do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, no encerramento deixou uma palavra sobre a celebração.

A deputada afirmou que cobrará da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult), que incentive iniciativas como a que particiou. De acordo com Andréia de Jesus é necessária uma política pública de Estado, pois é uma manifestação cultural mineira e de resistência.

Acompanhada de sua família, Andréia de Jesus foi recebida pelo colega de Assembleia Legislativa, Leleco Pimentel, o qual estava acompanhado de seu filho. Como anfitrião, Leleco Pimentel, chegou mais cedo, para esperar a colega de bancada do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Andréia de Jesus, reeleita em 2022 com 51.120 votos. Este ano, presidiu a Audiência Pública na Câmara de Ouro Preto, para ouvir os relatos da ação da Polícia Militar em Antônio Pereira.

Andréia de Jesus disse estar “extremamente emocionada” com celebração que participou. Explicou que a cada festa que participa percebe “as diferenças e as semelhanças dos reinados lá da África, que a diáspora africana reproduz no Brasil”. Ela destacou o processo de resistência, disse que a celebração é uma verdadeira aula de história e que a mensagem  é que o reinado seja incentivado por uma política de estado. 

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2024/01/andreia_video.mp4

Após a celebração a deputada conversou com ouro-pretanos e posou para fotos. 

Por Marcelino de Castro