A Prefeitura de Itabirito realizou nesta quinta-feira, no dia 7 de setembro, o desfile em comemoração à Independência do Brasil e aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município. Itabiritenses de diversas gerações acompanharam o desfile das forças de segurança municipais e estaduais, Exército Brasileiro, entidades de classe, escolas da rede pública e privada, de carros antigos e das fanfarras.
“Quão belo é presenciar o desfile em comemoração à Independência do Brasil neste dia histórico em que Itabirito completa seus 100 anos de emancipação. É um orgulho ver nosso povo nas ruas comemorando essa data, reverenciando nossos símbolos nacionais, municipais e escrevendo mais um capítulo da história do município para as futuras gerações”, declarou o prefeito Orlando Caldeira.
Autoridades locais participaram do ato cívico de hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Prefeitura e, na sequência, desfilaram até o palco montado na Praça São Sebastião, de onde acompanharam a programação na companhia dos cônsules de Trinidad & Tobago, Reino Unido e Marrocos.
“Minhas raízes são itabiritenses. A oportunidade de estar aqui neste dia tão importante, representando o Corpo Consular de Minas Gerais e o consulado de Trinidad e Tobago em Minas, para acompanhar a inauguração da Praça do Centenário e o desfile cívico é um retorno emocionante às minhas origens. É belíssimo presenciar esse resgate da história e das tradições, de um passado que meus familiares fizeram parte e que hoje eu consigo visualizar por meio de um momento tão expressivo”, ressaltou o presidente do Corpo Consular de Minas Gerais e cônsul de Trinidad & Tobago, Francisco Pontello.
Pela primeira vez em Itabirito, o cônsul de Marrrocos expressou sua alegria em vivenciar as comemorações ao aniversário de emancipação do município. “Itabirito está de parabéns ao resgatar a história sem deixar de olhar para o futuro. O desfile oportunizou o encontro de várias gerações, afirmando que não adianta almejar o futuro sem conhecer o passado”, pontuou Ramaya Vallias.
De geração em geração
Reviver a história de Itabirito por meio do desfile cívico remonta a tempos históricos. A costureira Noésia Ferreira, de 95 anos, participou dos bastidores de vários desfiles realizados no município, confeccionando uniformes das fanfarras e até de professoras.
“Fiz o primeiro uniforme da fanfarra do ISAP, em 1967, quando os alunos da instituição participaram pela primeira vez do desfile. Costurei os uniformes deles e da Fanfarra da Paz até meus 85 anos. Fico feliz e honrada em fazer parte dessa história, de saber que hoje podemos relembrar esse passado tão bonito por meio do desfile”, ressaltou a costureira.
Crianças e jovens também acompanharam o desfile marcando o histórico dia de homenagens. “É maravilhoso acompanhar esse espetáculo de comemoração dos 100 anos de Itabirito. Fico feliz de participar desse momento histórico”, destacou a adolescente Vitória da Silva, de 13 anos.