“As linhas da minha mão” ganhou prêmio concedido por críticos e pesquisadores do audiovisual

Ouro Preto – Será exibido neste sábado (24) às 17 horas, no Cine-Teatro no Centro de Convenções da UFOP, o documentário “As linhas da minha mão”, premiado como melhor longa-metragem durante a realização da 23ª mostra de cinema na cidade de Tiradentes. O filme conta com o diretor e roteirista João Dumans, a produção da ouro-pretana Laura Godoy e da atriz protagonista Viviane de Cássia que narra suas experiências através da sua relação entre a arte e a loucura. O longa vai ser exibido pela segunda vez no CineOP desde que foi desenvolvido ainda durante a pandemia da Covid-19 em 2020 com uma equipe reduzida.

João Dumans – Foto Leo Lara/Universo Produção

Em entrevista para o Jornal Diário de Ouro Preto, João Dumans,conta que as primeiras cenas do longa foram gravadas na cidade de Ouro Preto e para a equipe exibi-lo para a população ouro-pretana é um sentimento único pois a cidade tem um polo de artistas. O cineasta ressalta as dificuldades de fazer cinema no país por conta da ausência de orçamentos e os streamings estão cada vez mais presentes oferecendo uma gama de conteúdos que podem ser assistidos em qualquer lugar e momento “O interesse da TV aberta e dos streaming são cada vez menores para a exibição de filmes independentes”. O diretor também destaca a importância das mostras e como o cinema pode ser um lugar de encontro com discursos e formas diferentes de viver “Se não fosse as mostras de cinema, os nossos filmes não seriam vistos”.

A produtora Laura Godoy, explicou que conhece o diretor João Dumans desde a sua infância, mas que somente em 2015 que eles começaram a trabalhar juntos foi no longa “Arábia”, grande trabalho dirigido por Dumans e Affonso Uchôa que conta a história de um jovem de Ouro Preto que encontra um diário operário que sofreu um acidente e vai em busca de melhorias das condições de trabalho. Godoy entende a importância da exibição do documentário “As linhas da minha mão” no CineOP em 2023, pois o evento conta com mostras de preservação, contemporânea e encontro de arquivos e será de grande apreço para a população consumir conteúdos de artistas e produtores da região, principalmente porque nos últimos anos o setor artístico no país sofreu com a ausência de verbas e políticas de financiamento “O cinema gera renda e emprego no Brasil, precisamos de investimentos” conclui ela.

As Linhas da Minha Mão – Direção: João Dumans e Viviane de Cassia Ferreira
Mostra Valores
18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto | De 21 a 26 de junho de 2023 | Presencial e Online
Foto: Divulgação

Premiado na principal categoria da 25ª mostra de cinema de Tiradentes, o longa é fruto de uma imersão entre Viviane de Cássia e João Dumans e a relação entre eles sendo um projeto de ficção. A produção contou com uma equipe pequena para a elaboração do filme, mas através dele é possível desconstruir diversos estereótipos através do cinema.

Por: Samuel Ribeiro

Foto destaque: exibição na 11ª MOSTRA TIRADENTES SP – FILME DE ABERTURA – AS LINHAS DA MINHA MÃO -Experimental, Cor, DCP, 80min, MG, 2023 -Direção: João Dumans Empresa Produtora: Katásia Filmes Empresa Distribuidora: Embaúba Filmes Elenco: Viviane de Cassia Ferreira, Leandro Acácio, Douglas Klinger, Wallison Antônio Pereira, Kelly Dia Nathaly -Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do curador Francis Vogner dos Reis. Por Leo Lara/Universo Produção